Licenciamento de 2021 de veículos é válido até o fim de junho ou julho no estado

742
Artes
Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

Embora o vencimento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 ocorra ao longo desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) lembra que é possível circular com o documento de 2021 até 30 de junho (placas com final 1 a 5) ou 31 de julho (placas com final 6 a 0).

Isso porque o calendário de licenciamento é diferente do da Secretaria Estadual da Fazenda. Então, é possível pagar a taxa e as multas vencidas posteriormente.

IPVA e licenciamento do veículo são comumente vistos como a mesma coisa, mas o licenciamento é composto de quatro itens: além do IPVA, a taxa de licenciamento, o seguro DPVAT (que neste ano é zero) e eventuais multas vencidas, que devem ser pagas para emitir o documento do exercício 2022.

O IPVA dos veículos com placas com final 1 e 2 venceram na segunda-feira (25/4). Os vencimentos dos números seguintes encerram na sexta-feira (29/4). Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes, desde janeiro, segue com o calendário de parcelas aberto até junho.

Embora haja cobrança de multa e juro para quem não pagar o IPVA no prazo (além da perda dos descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão), não há infração de trânsito ou remoção do veículo a depósito por esse atraso. A lei de trânsito estabelece que o veículo deve estar licenciado e com o documento em dia.

Crédito: Detran-RS
- publicidade -