Em uma cerimônia realizada com a presença de alunos, professores e equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Jorge Schmidt, foi inaugurado no sábado (7/5) o Laboratório Multidisciplinar do educandário do interior. Também participaram do evento moradores do Distrito da Delfina e autoridades políticas e empresariais.
A abertura das portas do novo espaço concretizou um antigo sonho da comunidade escolar da Emef Pedro Jorge Schmidt, e deve servir de modelo para outras ações semelhantes. O espaço amplo e mobiliado, é equipado com ferramentas específicas para experimentações nas mais diversas áreas, inclusive um biodigestor. O investimento público-privado superou os R$ 150 mil.
Logo na chegada, as mães presentes ao ato foram presenteadas com flores. O coral Santa Cecília, também da comunidade do interior, recepcionou a todos com boa música. Após a fala das autoridades e dos envolvidos com a execução do projeto, o local foi abençoado, uma placa comemorativa foi descerrada e alunos da escola cortaram a fita, abrindo o acesso de todos ao moderno laboratório.
Já dentro do ambiente todos assistiram a um vídeo que explica um pouco sobre os objetivos do novo recurso, e depois conferiram um pouco do espaço, suas ferramentas, propósitos e potenciais.
“Caminhos do avanço”
O prefeito Elmar Schneider ressaltou a importância de se investir na educação. “Uns escolhem o caminho do ranço e parar. Outros o caminho de se superar e seguir adiante. Uns de exigir, outros de fazer. E são muitos os caminhos para se avançar, e um deles nos traz aqui, onde muitas mãos escolheram superar os obstáculos, fazer e concluir algo que será um exemplo para todo o Estado”, comentou. Destacou as muitas pessoas que projetaram, trabalharam e apoiaram a conclusão do projeto.
O vereador Márcio Mallmann salientou que alguns não fizeram mais do que sua obrigação, mas muitos outros agiram por conta própria. “Muitos colaboraram como puderam; outros com mais do que lhes foi solicitado. Mas são estes modelos e exemplos de parceria que nos fazem acreditar e comprovar que investir na educação é projetar um futuro melhor.”
A secretária da Educação, Elisângela Mendes, se disse grata ao ver que experiências já podem ser preparadas no local. “Como teste, tivemos por exemplo alunos fazendo pipocas utilizando o gás produzido pelo biodigestor que utiliza os restos de alimentos descartados pela própria escola. É apenas uma das muitas alternativas que são passadas em sala de aula e que aqui neste espaço agora serão melhor observadas e assimiladas.”
Os representantes das empresas privadas também se manifestaram, e de forma geral celebraram a gratidão de colaborarem com uma proposta inovadora que vai contemplar alunos de todas as faixas etárias e fonte de diversos estudos.
Neste sentido, a diretora da escola que conta hoje com 280 alunos, Carla Renner, enalteceu. “O Laboratório Multidisciplinar é um sonho muito antigo da nossa escola, até mesmo de algumas pessoas que já nem mais fazem parte da rotina local, mas que deixa a todos felizes e que estará de portas abertas para toda a comunidade escolar do município. E quem saiba que sirva de incentivo para outras ações semelhantes.”