Muda o local, temporariamente de nome, mas não de objetivos. O programa Ginástica Municipal passa a ser realizado provisoriamente em novo espaço em Estrela. A iniciativa, que em fevereiro retomou as atividades do programa, então com o nome Ginástica no Parque, vinha ocorrendo no Parque Princesa do Vale, mas com a chegada dos dias mais frios passa a ser sediado, pelos próximos meses, no salão da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro Auxiliadora. As aulas, gratuitas, não são restritas aos moradores locais, e sim, abertas a todos os interessados.
Aquecimento, alongamentos, exercícios aeróbicos e localizados, profissionalmente orientados pela professora Joana Diedrich. Esta é a proposta da Ginástica Municipal. As atividades físicas, gratuitas, ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h. Não é necessário realizar inscrições antecipadas, mas sim no local. De acordo com o coordenador de esportes da Setcel, Julio Saldanha, a proposta é fazer com que as pessoas não parem de praticar exercícios físicos também com a chegada do inverno. “Assim como quando nos dias mais quentes e com o fim da pandemia retomamos as aulas no Parque, então em ambientes abertos, arejados, com um distanciamento adequado, agora desejamos que a prática não cesse só porque os dias mais frios chegaram”, comenta. “É importante e saudável as pessoas, de todas as idades, manterem o hábito de se exercitarem, ainda melhor se com orientação, e mais, como é o caso de nosso projeto, sem a necessidade de pagar nada”, explica.
Ao seu ritmo
As atividades são ministradas pela professora Joana Diedrich. Ela explica melhor a proposta. “A ideia é realizar aulas aeróbicas e localizadas. Iniciamos com o aeróbico, depois a localizada, e no final ainda propomos uns alongamentos. Eu programo um tempo de exercício; e um de descanso. Se você já realiza exercícios, atividades físicas, e tiver a ideia de ter um ritmo mais forte, você o faz, no seu tempo, no respeito aos seus limites. Se tens ideia de fazer algo mais leve, porque estas começando ou tens mais idade, da mesma forma. Cada um ao seu ritmo”, detalha. “Mas são exercícios bem simples, leves, principalmente no início, todos juntos e cada um a seu tempo, até porque queremos englobar o maior número de pessoas. Assim podem participar pessoas de todas as idades. Basta trazer sua toalhinha, sua garrafinha de água e vontade de participar, que os demais materiais estarão todos à disposição”, esclarece.