Para saber mais sobre a história e os 146 anos de Estrela, que serão celebrados no próximo dia 20, o Gabinete do Prefeito Elmar Schneider recebeu dezenas olhos curiosos, dos pequeninos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiros.
Ao todo, 70 alunos das turmas de terceiro e quarto ano fizeram uma “audiência” com o prefeito, questionando o chefe do Executivo sobre o funcionamento da prefeitura e aspectos da administração pública. A aula prática virou um encontro divertido na sede do Governo de Estrela, e não será a última.
O pequeno Lucas da Costa Fatiq (8), estava ansioso pela sessão de perguntas. Quando chegou a sua vez de questionar não hesitou em levantar o braço. “O que o prefeito faz na prefeitura?”, indagou. Como resposta, do próprio prefeito Elmar Schneider, a turma de Lucas ouviu a explicação. “Tu sabia que a prefeitura tem 1.100 funcionários e a gente é responsável por todos eles. Só nas escolas, são 4.000 alunos e todos precisam de uma atenção especial. O prefeito é aquele que cuida da cidade”, disse Schneider.
Jonas Gewehr Martins (8), questionou Schneider sobre os projetos planejados para o Bairro Pinheiros. “Nós vamos construir um ginásio para toda a comunidade, para que vocês, alunos da Escola Pinheiros, também possam utilizar para atividades esportivas. A partir do mês de maio, começa a construção de mais uma pista lateral na BR-386, para dar mais segurança para os moradores do bairro”, respondeu o prefeito.
A diretora da escola, Fernanda Bazanella, disse que os alunos voltaram eufóricos da visita. “O assunto no trajeto de volta e na sala de aula era a visita ao prefeito. Eles ficaram muito felizes em conhecer o prefeito Elmar, e saber onde ele trabalha”, revelou. De acordo com ela, o aprendizado sobre a história do município faz parte da grade de conteúdos dos alunos nesta fase da vida escolar.
Além dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiros, os baixinhos da Casa da Criança Estrelense deverão visitar o prefeito Elmar Schneider, na próxima semana. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a programação faz parte de uma atividade relacionada às comemorações dos 146 anos de Estrela.
Exposições
Já o público em geral pode, a partir deste mês, conferir trabalhos de arte confeccionados por alunos da rede municipal. Eles estão expostos nos corredores da Prefeitura de Estrela e na Câmara de Vereadores.
Cada exposição ficará à disposição em cada local por duas semanas. Após haverá uma inversão de sede dos mesmos trabalhos. Depois de mais duas semanas, trocam as escolas expositoras. As duas primeiras que já estão com trabalhos expostos são a Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer e Arnaldo José Diehl. As exposições devem se estender até o fim do ano.