Imigrante faz parceria para coleta de óleo de cozinha

468
Crédito: Cris Thomé / Divulgação

A Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Imigrante fez uma parceria com a empresa Coletar para a arrecadação de óleo de cozinha.

A ação consiste na distribuição de bombonas para o armazenamento e recolhimento para reciclagem do óleo de frituras. As retiradas são feitas em estabelecimentos comerciais, geralmente em restaurantes, e acontecerão mensalmente ou de acordo com a demanda.

Também foram disponibilizados pontos de recolhimentos nas EMEF’s Arco Íris e Santo Antônio onde a comunidade em geral pode fazer o descarte correto do óleo. Após o recolhimento o óleo é reciclado e encaminhado para a Oleoplan onde será transformado em Biodiesel.

Segundo o secretário Gilnei Dahmer, a ação visa evitar o descarte inadequado, que pode contaminar o meio ambiente, visto que é bastante comum o óleo ser despejado no ralo da pia da cozinha, porém, a esta atitude, além de contribuir para a poluição, pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, equivalente à quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida. O óleo que atinge os rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes, o que contribui para ocorrência de enchentes.

As empresas interessadas em participar poderão obter mais informações na Secretaria da Agricultura, pelo telefone 3754 1001.

- publicidade -