Usuários e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, da Prefeitura de Lajeado, participaram do Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (SISA) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), na quarta-feira (18/5).
Os usuários e profissionais do CAPS Adulto foram convidados para participar da oficina de música “Conviver com Alegria”. Eles foram responsáveis por realizar a abertura do evento. Segundo o enfermeiro coordenador do CAPS Adulto, Sérgio Luiz Demarchi, os usuários apresentaram músicas ensaiadas durante a semana.
O convite para participar do Sisa foi realizado pelos estudantes de enfermagem para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Após a apresentação, os usuários do CAPS conheceram os demais espaços da Univates.
Simpósio na Univates
O evento tem o objetivo de discutir temáticas inclinadas à formação dos estudantes dos cursos da Saúde e demais áreas. Na 12ª edição, o tema é “Vida-saúde no pós-pandemia” no qual, por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa, se busca refletir sobre o cuidado integral aos indivíduos e população no cenário pandêmico.
Trabalho no CAPS
O CAPS Adulto trabalha com recursos como oficina terapêutica, que integra trabalhos manuais, as oficinas de saúde mental coletiva com temas diversos, visitas domiciliares, atendimentos individuais e em grupo, atividades físicas, esportivas, passeios e lazer.
Além de oferecer espaços terapêuticos para tratamento, o Caps conta com atividades de suporte terapêutico, que são consideradas atividades que permitem o exercício da cidadania, a expressão de liberdade e a convivência.