Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) estiveram reunidos em assembleia geral na quarta-feira (25/5), no Sínodo Vale do Taquari, em Teutônia – junto à Festa de Maio.
Saúde e Educação estiveram no radar do debate dos líderes municipais. Houve críticas ao Congresso Nacional por criar leis que ampliam as obrigações financeiras para as prefeituras, sem a devida sinalização de aumento do percentual de recursos repassados pela União.
Os trabalhos foram coordenados pelo presidente e prefeito de Colinas, Sandro Herrmann. Na saúde, o tema piso da enfermagem, dos agentes comunitários e agentes de endemias gerou debate profundo. O prefeito de Estrela, Elmar André Schneider advertiu para a possibilidade de outras categorias também reivindicarem o mesmo tratamento.
Ainda foram debatidos, na saúde: a Emenda Constitucional 191, que altera a aplicação da suspensão de direitos de servidores da saúde, por força da Lei Complementar 191, e aviso emitido pelo Governo do Estado às regiões em razão do aumento de casos da Covid-19.
Também teve a divulgação dos cursos ofertados pela Escola Estadual de Educação Profissional de Estrela, pela diretora Cláudia Barth Petter. Ela apresentou oportunidades para os municípios da região.
Após a assembleia, às 17h30, teve um tour com o Ônibus Cervejeiro e depois, os prefeitos participaram da solenidade de abertura oficial da Festa de Maio, que comemora os 41 anos de emancipação política de Teutônia.
