O Memorial de Estrela completou, neste mês, um ano desde a sua inauguração e passou a entrar na rota de visitantes de outras regiões. Entre eles artistas, a exemplo o compositor e cantor Yamandu Costa.
Considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo, autor de diversos discos e vencedor de inúmeros prêmios, o gaúcho visitou nesta quarta-feira (25/5) e conheceu o acervo do espaço cultural que preserva e valoriza a memória da cultura estrelense, localizado na Rua 13 de Maio, 398 – Centro.
Natural de Passo Fundo e atualmente morador de Portugal, o artista voltou ao seu Estado após mais de dois anos desde a sua última apresentação em solo gaúcho, no começo de 2020, para realizar miniturnê pelo Estado.
Antes de voltar para a Europa, visitou a mãe, Clary Costa, e o irmão que residem em Estrela há seis anos. Sendo a mãe também cantora, compositora, violinista e locutora, Yamandu compartilha reconhece o valor da matriarca sobre a paz e tranquilidade que a cidade oferece. “É acolhedora, aconchegante e valoriza a cultura”, atribuiu.
No memorial, Yamandu Costa foi recebido pelo prefeito Elmar Schneider, o titular da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, a titular da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel, o vereador Douglas Daroit e o coordenador do Memorial, Airton Engster dos Santos.
Embaixador
O prefeito Elmar Schneider explicou ao cantor a importância do Memorial em enraizar e valorizar a história de Estrela, não apenas para a região mas cidades vizinhas e pessoas que contribuíram na construção do Estado.
Na data, o prefeito agradeceu a visita do artista, a gratidão em saber que dona Clary está feliz residindo no município, e pediu que se torne embaixador.
O pedido foi aceito sob a confissão de já levar sempre o nome do município consigo. Sempre falo de minha mãe e meu irmão, e sei o quanto aqui eles estão realizados e felizes”, falou.
Homenagens
Yamandu recebeu ainda como presente do prefeito, um CD da Banda de Estrela, e pelo secretário Mallmann com lembranças e produtos do município, pôde junto dos outros presentes ao Memorial ainda prestigiar apresentações de Antônio Gringo e Clary Costa. Ambos tocaram e cantaram músicas de sua autoria e que homenageiam o município e seu povo: respectivamente, “Estrela do coração”; e “Pra ficar”.
Clary inclusive terminou sua canção emocionada e levou outros ao mesmo. “A letra da música resume o que sinto”, sentenciou, antes de fazer um pedido ao prefeito por um projeto de músicas “compostas para Estrela por quem é ou ama Estrela.” O secretário Joel Mallmann anotou a proposta.
homenagem à cidade e comunidade que lhe acolheu / Pablo Reis / Governo de Estrela / Divulgação