Agricultura de Estrela já está fazendo pedidos do Programa Troca-Troca

597
Cadastramento no Programa em Estrela deve ser realizado na Secretaria Municipal de Agricultura

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Smag), deu início nesta segunda-feira (30) ao cadastramento no Programa Troca-Troca das sementes de milho e sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), visando a safra e a safrinha 2022/23 das duas variedades.

A principal novidade desta edição é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas. Os agricultores já podem fazer os pedidos das sementes no sistema do Programa (www.feaper.rs.gov.br) através de suas entidades representativas, que em Estrela está restrita à Smag (Rua 13 de Maio, nº 76, Centro).

A pasta também disponibiliza um Informativo Técnico com as principais informações do Programa, lista das cultivares de milho e sorgo disponíveis para a safra e safrinha 2022/23 e caracterização técnica dos materiais.

O programa está disponibilizando nesta edição 12 cultivares de milho híbrido convencional, 19 cultivares de milho híbrido transgênico e sete cultivares de sorgo. São oito empresas que estarão fornecendo um total de 38 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

A principal novidade desta safra é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas. Assim, cada agricultor vai poder fazer a reserva de até seis sacas de milho ou sorgo na etapa da safra e mais seis sacas na etapa da safrinha.

“Trata-se de uma excelente notícia, pois busca-se e incentiva-se em todo o Estado a necessidade de ampliação da área cultivada de milho”, comenta o titular da Smag, Douglas Sulzbach. Outro fator positivo, segundo o secretário, é a grande gama de variedades oferecidas. “Como bem destaca Jonas Wesz, coordenador do programa Troca-Troca de Sementes, um dos principais benefícios para os produtores é a ampla gama de cultivares disponíveis, tanto convencionais como transgênicas, para os diversos tipos de tecnologia de produção, a um preço abaixo do custo de mercado e com um subsídio de 28% dado aos produtores”, atesta.

Cronograma

Os pedidos de sementes para a safra devem ser feitos entre 30 de maio e 17 de junho e para a safrinha entre 20 e 24 de junho. Os escritórios municipais da Emater vão estar à disposição dos agricultores e das entidades para orientar sobre a cultivar mais adequada para o plantio.

Em Estrela, para evitar uma segunda ida do agricultor à pasta, a Smag já está aceitando realizar a reserva junto do pedido da safra.

A entrega das sementes para a safra será feita nos meses de julho/agosto/setembro e da safrinha em novembro/dezembro, de acordo com o calendário normal.

Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa. O pagamento da parcela transgênica também é feito antes da entrega da semente, ou seja, no caso do pedido da safrinha. Mais informações na sede da Smag com Adeli Weber, das 7h30min às 11h30min; e das 13h30min às 16h, e ainda pelo telefone 3981-1165.

- publicidade -