Palestras nas escolas de Poço das Antas orientam sobre a dengue

Nos encontros foram abordadas questões sobre a dengue e também Covid-19

443
A EEEF Valentim Schneider recebeu a visita da enfermeira

Quando falamos de doenças infecciosas, o melhor é sempre prevenir. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde de Poço das Antas promoveu ações nas escolas sobre a importância dos cuidados preventivos contra a dengue.

Na terça-feira (14/6), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider e a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valentim Schneider receberam a enfermeira Jane Aparecida Garcia de Senna. Ela orientou os estudantes sobre quais as ações são necessárias para remover os criadouros do Aedes aegypti, e sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados para a não proliferação do mosquito. A intenção é que os alunos estendam o conhecimento aos familiares.

Conforme a secretária da Saúde, Anisete Schneider, a luta de combate à dengue é responsabilidade de todos, por isso, orientar as crianças e os jovens é fundamental. “O que buscamos é despertar o olhar dos estudantes, fazendo com que todas as informações fornecidas sejam multiplicadas com as pessoas que estão ao seu redor”, destaca.

Nos encontros foram abordadas informações sobre o mosquito Aedes aegypti, como o seu tempo de vida, quantos ovos podem ser colocados por uma única fêmea e o que se deve fazer para evitar que tenham criadouros nas residências. As ações nas escolas fazem parte dos trabalhos de prevenção da doença alinhados pelo Comitê Municipal Intersetorial de Controle e Combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

As palestras com as crianças são consideradas fundamentais, pois elas atuam como multiplicadoras da informação, passando seus conhecimentos aos familiares, amigos e vizinhos. “Também é importante que as medidas para combater a dengue sejam conhecidas desde a infância. Assim, os hábitos de prevenção serão levados por toda a vida”, comenta a enfermeira Jane.

Nos encontros também foram abordadas questões sobre a covid-19 como sintomas e suas diferenças em relação à dengue Também foi enfatizada a importância da vacinação das crianças e adultos, além os cuidados ainda necessários em relação à doença. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Ação também foi realizada na EMEF Leo Pedro Schneider
- publicidade -