A visita da Unidade Móvel ao interior de Estrela não é mais novidade e facilita o acesso da população aos atendimentos médicos, odontológicos e consultas de rotina. A inovação é a possibilidade de atualizar a caderneta de vacinação – válido para campanhas (covid-19 e influenza) e para imunizações de rotina. Uma técnica de enfermagem acompanha o serviço para aumentar os índices de imunização.
A nova estratégia iniciou sexta-feira (1º/7), quando a unidade esteve pela manhã no Distrito de Costão e à tarde na Linha São José. Nesta segunda-feira (4/7) pela manhã foi a vez da comunidade de Linha Lenz. No veículo, são prestados os mesmos serviços realizados nos postos de Saúde e outras unidades e a dispensação de medicamentos para hipertensão e diabetes.
Próximos locais
Quarta-feira (6/7)
manhã – Arroio do Ouro
tarde – Linha São Jacó
Quinta-feira (7/7)
manhã – Linha Geraldo
Segunda-feira (11/7)
manhã – Novo Paraíso
tarde – Nova Morada
Terça-feira (12/7)
manhã – Distrito da Delfina
Quarta-feira (13/7)
manhã – Linha Wolf
tarde – Distrito de Glória
O calendário da primeira fase será encerrado na quarta-feira (27/7), pela manhã, na Linha Wink. Um segundo roteiro está pré-agendado para setembro.
Covid
Atualmente, podem ser feitas quatro doses contra a covid, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima dos 5 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 há 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem 12 anos ou mais; além da segunda dose de reforço (D4/R2), para quem possui 40 anos ou mais e profissionais de saúde. Quem fez esquema inicial com a vacina Janssen (mesmo os menores de 40 anos) também precisa efetivar o reforço.
O público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (imunossuprimidos – quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.
Horários
Além da unidade móvel, as vacinas covid podem ser realizadas normalmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já a dose pediátrica da Pfizer contra a covid, voltada às crianças de 5 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário. As demais vacinas de rotina contra outras doenças iniciam às 8h e se estendem até as 16h.
Nesta terça-feira (5/7), a sala de vacina estará fechada a partir das 12h em função da substituição dos refrigeradores.