Poço das Antas instituí Conselho de Saneamento Básico

429
Grupo conta com membros da comunidade, iniciativa pública e privada / Crédito: Divulgação

Ocorreu no dia 27 de junho, no auditório da Prefeitura Municipal, a reunião para criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Poço das Antas. Participam do conselho, membros do setor público e da comunidade, representantes de setores e áreas afins e também da iniciativa privada. A criação do conselho tem em vista o cumprimento dos objetivos do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, de universalizar e qualificar ainda mais a prestação de serviços no setor, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto até 2033.

Dessa forma, o Conselho Municipal acompanha a execução dos objetivos previstos pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) sendo que, na reunião, foram abordadas metas e prazos a serem cumpridos, que foram discutidos individualmente, buscando viabilizar os projetos de longo prazo. Foi salientado também nesta reunião que algumas metas previstas já foram cumpridas e outras estão em execução.

Algumas metas previstas no PMSB são de trabalho contínuo, como os Programas de Educação Ambiental e de incentivo à reciclagem, compostagem e logística reversa que são mantidos e trabalhados em parceria com as escolas e entidades do Município.

De modo geral, cabe aos membros do conselho auxiliar o Poder Público na formulação e execução da Política Municipal de Saneamento Básico por meio do viés teórico, técnico e prático, considerando as suas diversas frentes de trabalho. O conselho irá se reunir periodicamente para alinhar os assuntos e iniciativas relacionadas ao setor.

- publicidade -