Etapa escolar da “Estrelas do Conhecimento” surpreende avaliadores

384
Crédito: Rodrigo Angeli

Ocorre ao longo desta semana a etapa escolar da iniciativa “Estrelas do Conhecimento”. Nesta oportunidade, são apresentados e selecionados os trabalhos que irão compor a programação aberta ao público.

O evento está agendado para os dias 25, 26 e 27 de agosto, no Porto de Estrela. As avaliações iniciaram na segunda-feira (4/7) e se estenderão até sábado (9/7).

Rebeca Jéssica Schmitz é coordenadora da Engenharia Civil da Univates e é uma das avaliadoras do projeto. “Estão me surpreendendo. Não que eu não esperasse boas propostas, mas são bastante significativos os temas tratados. Claro que alguns trabalhos se destacam mais que outros, mas em sua grande maioria se mostram interessantes e de bom conteúdo”, diz.

Gustavo Reisdörfer é professor de Engenharia Química na Univates e também integra o quadro de avaliadores. “Sem querer ser demagogo, mas há trabalhos muitos inteligentes, que mostram que os alunos têm curiosidades relacionadas a temas do dia dia deles e assuntos curiosos, em uma relação entre o que aprendem em sala de aula com suas vidas e interesses”, avalia.

Entenda a iniciativa

A “Estrelas do Conhecimento – Feira da inovação, ciência e tecnologia é uma promoção do Governo de Estrela. Tem mobilizado turmas das nove escolas do Ensino Fundamental do município. Ao todo, são 360 trabalhos e projetos inscritos.

Os 60 projetos mais bem avaliados serão selecionados para fazerem parte do corpo da feira. Haverá premiação para os três primeiros colocados, nas categorias Anos Iniciais e Anos Finais, assim como para os seis professores-orientadores dos grupos.

Os finalistas participarão da Feira de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que ocorrerá em outubro de 2022, e a Motratec, Feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo.

- publicidade -