Corpo de Bombeiros Militar do RS forma 53 novos capitães

500
Cerimônia de formatura de 53 novos capitães do Corpo de Bombeiros ocorreu nesta sexta (22/7) / Crédito: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação

O Corpo de Bombeiros do RS (CBMRS) realizou a cerimônia de formatura dos 53 novos capitães da corporação, no ginásio Gigantinho em Porto Alegre, na sexta-feira (22/7). A turma é formada por 39 homens e 14 mulheres que cumpriram carga de 2.739 horas-aulas no curso iniciado em 31 de março de 2021. Eles atuarão em diferentes regiões do Estado.

Os novos capitães aprenderam diferentes ramos do conhecimento necessários para o desempenho das atribuições, como Direito aplicado à função, defesa civil, administração pública, gestão de pessoas e de recursos financeiros, combate a incêndio, busca e salvamento de pessoas e animais, atendimento pré-hospitalar, entre outras. A supervisão e a coordenação foram da Academia de Bombeiro Militar e a execução foi da Escola Superior de Bombeiro Militar.

O governador Ranolfo Vieira Júnior foi paraninfo da turma e participou da cerimônia, em sua fala pontuou sobre a importância da profissão. “Ser bombeiro é uma atividade nobre, diferenciada. Não é um emprego simples. É uma vocação salvar e preservar vidas”, aponta.

Com os novos profissionais, o CBMRS contará com 61 capitães em seu quadro. A novidade da formação dos capitães foi a realização do primeiro curso de especialização em segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco, com 360 horas-aula. O módulo cumpre um requisito da Lei Kiss, que foi aplicado em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio da Escola de Engenharia.

Segundo o comandante-geral do CBMRS, Luiz Carlos Neves Soares Júnior, a conclusão dessa etapa possibilitou que os capitães obtivessem o título de especialista de segurança contra incêndios.

Investimento
Após o evento, no pátio do Gigantinho, foram agregadas novas viaturas ao CBMRS. Os veículos, considerados leves, serão utilizados para o atendimento de ocorrências nas regiões e municípios de Porto Alegre, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Camaquã, Cidreira e Quaraí.

Novos veículos serão utilizados em atendimentos em Porto Alegre, Jaguarão, São Lourenço do Sul,
Camaquã, Cidreira e Quaraí Crédito: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação
- publicidade -