A Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado começará a atender pacientes na modalidade de teleconsulta nesta semana. A nova alternativa permite a realização de consulta médica de forma remota para casos considerados leves.
As unidades de Saúde que contarão com este serviço, de início, serão Novo Tempo, Montanha e Conventos. O objetivo é oferecer um número maior de consultas no dia, com a opção de atendimento à distância quando a agenda do dia do posto estiver esgotada.
A modalidade tem o mesmo processo de uma consulta convencional, e o paciente precisará estar presencialmente no posto de saúde: será necessário o agendamento na unidade de saúde, após o paciente participará da triagem no posto e a equipe de enfermagem encaminhará para o consultório online na unidade de Saúde. O médico responsável pelo atendimento estará em um consultório na Secretaria de Saúde e atenderá o paciente à distância.
Conforme o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, a teleconsulta complementa os atendimentos da unidade de Saúde e será uma alternativa às consultas presenciais. “Quando o limite de consultas diário for excedido, o paciente também poderá optar pelo teleatendimento e poderá ser atendido no próprio dia”, explica.
As unidades de Saúde foram escolhidas por conta da estrutura física necessária para contemplar esta modalidade de atendimento. Conforme o titular da pasta, foi observado a necessidade de implantar esta modalidade de consulta à distância como alternativa, pois os últimos meses apresentaram uma alta demanda de atendimentos não-emergenciais.
As receitas médicas e atestados serão emitidos pelo sistema do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e impressos na unidade de Saúde. As teleconsultas, de início, ocorrem nas terças e quintas-feiras à tarde. Os profissionais da Saúde que atuarão na teleconsulta e as equipes das unidades de Saúde também passaram por treinamentos.