Imigrante foi convidado para integrar o roteiro turístico “Rota dos Capitéis: Caminhos da imigração e fé”. O convite foi feito pelos representantes da CIC de Bento Gonçalves Rogério Capoani, Marijane Paese e Adriano Miolo.
O encontro com o secretário da Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche recebeu, ocorreu na quinta-feira (21/7).
O propósito do projeto é oportunizar um roteiro turístico e cultural valorizando a história da imigração italiana, por meio da religiosidade, representada pelos capitéis, capelas, igrejas e grutas da região. Assim, simbolizando a união entre os caminhos, histórias, fé e tradição, enaltecendo o lema da imigração italiana de fé e trabalho.
“Com o roteiro, de 806 quilômetros, pretendemos apresentar alternativa integrando três formas de fazer turismo: caminhada, cicloturismo ou até de carro”, explica Capoani.
A rota é composta de 10 municípios: Bento Gonçalves, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Carlos Barbosa, Garibaldi, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar e Imigrante.
Charles viu com muito entusiasmo Imigrante ser incluído em mais uma rota turística. “Além do Capitel Santo Antônio, os demais pontos turísticos religiosos poderão ser contemplados no roteiro”, disse.
A partir de agora será formado um grupo de trabalho com representantes de todos os municípios para formatar e formalizar o roteiro, além de buscar recursos federais e estaduais para financiamento da sinalização e divulgação.