O cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Cadernetas de Vacinação, será aberto na segunda-feira (8/8). Ambas se estenderão até o dia 9 de setembro. O Dia D está agendado para 20 de agosto.
A equipe da Saúde de Estrela se prepara para as duas ações a fim de não atrapalhar as demais campanhas de imunização, entre elas contra a covid, que seguirão normalmente.
No município, a vacinação para as duas campanhas poderá ser realizada nos mesmos locais, com diferença de horários. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, será das 10h as 16h e na UBS Central, das 8h as 16h. O Dia D será no sábado (20/8) das 8h às 17h, nas duas unidades.
Conforme a coordenadora do departamento de vacinação da Secretaria da Saúde, Ana Carolina Pádua Lopes, a medida visa fazer com que famílias com mais de uma criança em idades distintas não precisem se deslocar a dois locais distintos. “Evita que uma família que tenha um menor de cinco anos precise ir até um posto e com outro membro maior de cinco a outro local de vacinação”, detalha.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será exclusiva para menores de 5 anos e é obrigatória a todos. Apesar de a doença ter sido erradicada no Brasil desde o início da década de 1990, o índice da cobertura vacinal para a mesma caiu muito, o que contribuiu para a classificação do Brasil como País de alto risco para a poliomielite segundo o relatório de 2021 da Comissão Regional de Certificação (CRC).
Os resultados mostram que o País apresenta aproximadamente 84% dos municípios classificados como de “alto risco” e “muito alto risco” para pólio, o que faz com que se aumente o perigo da reintrodução da doença. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela pretende fazer com que a população local atenda aos pedidos para que famílias com crianças menores de cinco anos compareçam aos postos.
Já a Campanha Nacional de Multivacinação é voltada aos menores de 15 anos. Busca deixar em dia a imunização do público-alvo contra outras possíveis doenças, aplicando entre elas vacinas do HPV, Meningo ACWY (meningite), Febre Amarela e antitetânica (tétano).
Covid
A vacinação contra a covid-19 segue normalmente, mas mudou de local. Antes restrita a UBS Central, está momentaneamente sendo realizada de forma exclusiva na UBS do Bairro Boa União, agora em uma segunda sala local. “Foi uma forma de diminuir o tempo de espera das pessoas. Na UBS Central, por lá ocorrerem as imunizações de rotina, às vezes a fila era um pouco maior”, conclui.
Atualmente, podem buscar a imunização contra a Covid os seguintes grupos:
– Segunda dose de reforço (quarta geral): maiores de 40 anos e profissionais da saúde;
– Primeira dose de reforço (terceira geral – todos acima de 12 anos
– Segunda dose geral: de acordo com os prazos, variados de acordo com a data da realização da primeira dose;
– Primeira dose geral: todos acima de três anos.
Estrela possui até o momento (quarta-feira 4/8) 28.469 cidadãos acima dos três anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93,6% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 27.903 (91,7%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço.
A primeira dose de reforço (R1/D3) já foi aplicada a 13.492 estrelenses e a quarta dose, segunda de reforço (D4/R2) a 3.687. Mais informações pelos números (51) 9127-9045 e (51) 3981-1118.