
Os funcionários das escolas municipais de Imigrante participaram, na quinta-feira (11/8), de treinamento com os Bombeiros Voluntários Imicol.
A capacitação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio, em Daltro Filho e foi conduzida pela comandante Caroline Hauschild e pela enfermeira Letícia Petuco.
Foram simuladas situações teóricas e práticas de socorro envolvendo emergências clínicas, traumáticas, manobras de reanimação em caso de paradas cardiorrespiratórias e de desobstrução de vias aéreas (desengasgo) de bebês, crianças e adultos.
O treinamento atende à Lei Lucas. A legislação determinou que professores e funcionários de escolas de educação básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil, tenham capacitação em primeiros socorros.
A criação da Lei Lucas aconteceu depois de um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli (10). No dia 27 de setembro de 2017, o menino estava em uma excursão escolar, em Campinas/SP, quando se engasgou com um alimento e acabou morrendo. Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros.
“O propósito do treinamento desses profissionais da educação é dar assistência à vítima enquanto o socorro não chega, garantindo e aumentando a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar”, destacou a comandante Caroline.