Com o objetivo de fortalecer e incentivar a sustentabilidade na comunidade e na economia, o Governo de Estrela realizou a 1ª edição da “Feirinha Sustentável” na manhã de sábado (20/8), no Calçadão de Estrela e na Praça Menna Barreto.
A iniciativa pretende apresentar diferentes frentes e a potencialidade do setor e ao mesmo tempo apresentar outras novidades nas mais diversas áreas, além ofertar serviços de utilidade pública.
A promoção da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) ocorreu por mais de três horas e contou com apresentações de alunos do Núcleo Cultural de Estrela e da Orquestra do Colégio Martin Luther, que deram as boas-vindas a quem foi até o Calçadão.
As pessoas puderam fazer a doação, troca ou compra de roupas usadas no brechó montado no local. Além de realizar exames básicos de saúde como medição da pressão arterial e outros testes rápidos – entre eles HGT para diabéticos –, agendamentos de exames citopatológicos e mamografia, além de conferir orientações a mulheres gestantes e puérperas.
Plantas e animais
Também foi oportunizada a doação de 48 mudas de plantas. Teresinha de Souza, da Linha Santa Rita, voltou para casa com duas mudas de Guabijú. “Quero sombra e suco lá no sítio onde moro em breve”, justificou a senhora.
A adoção de cachorros da Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) foi mais uma vez oportunizada. Ao todo, sete cães ganharam um novo lar. Uma das oficinas ensinou a população a como montar casinhas para cachorros e gatos a partir de bacias e teve participação de crianças que se entreteram principalmente o momento da caracterização das peças. Todas as casinhas montadas na ação serão doadas para a Aepa.
Números
Uma feirinha orgânica foi realizada. Quem estivesse atrás de vagas de empregos podia procurar no Balcão de Negócios. Na Praça Menna Barreto, estandes próprios realizaram o recolhimento de resíduos. Ao todo foram 60 litros de óleo de cozinha recebidos; 89 unidades de lâmpadas; mais de 100 quilos de vidros e 70 quilos de eletrônicos e pilhas recolhidos.
Para Bruna Geller Ribeiro, da Sedis, uma das idealizadoras do projeto, o resultado das oficinas foi positivo. “Tivemos grande público, o dia colaborou, pois apesar do frio o sol apareceu e as pessoas se encorajaram a vir conferir as atrações, que eram diversas”, pontua.
A titular da Sedis, Carine Schwingel, reforçou a política dos 3 R’s da sustentabilidade como motivo para a realização de outras edições. “Para tanto precisamos, como através de diversos e pontuais exemplos hoje aqui apresentados, ensinados e incentivados, reforçar a política dos 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. E a feirinha tem justamente o perfil de apresentar potenciais ferramentas para as diversas aplicabilidades destes fins”, discorre.
Novas edições
A iniciativa da Sedis teve parceria das secretarias municipais do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) e da Saúde. Parceiros como empresas privadas na orientação de temas tratados, como foi o caso de energia solar, e entidades como “Liga Feminina de Combate ao Câncer”; “Curso de Liderança Juvenil (CLJ)”; “Instituto Lixo Zero – Vale do Taquari”, “Núcleo Cultural de Estrela” e “Colégio Martin Luther”. Uma nova deve ocorrer ainda em setembro ou outubro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3981-1043.