O Posto de Saúde do Centro de Lajeado terá atendimento em horário especial nesta terça-feira (6/9) e na sexta-feira (9/9). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. O horário de atendimento será estendido das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.
Desde o início da campanha, em 8 de agosto, o Município imunizou contra a poliomielite cerca de 49% do público-alvo. A Campanha Nacional da Vacinação tem objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos e imunizar contra a poliomielite o público de 1 ano a menores de 5 anos de idade e segue até sexta-feira (9/9). Em Lajeado, estão aptos para receber a vacina contra a poliomielite 4.217 crianças. Até o último sábado (3/9), foram vacinadas 2.071 crianças.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, ressalta a necessidade de ampliar a cobertura vacinal na reta final da campanha. “Desde agosto viemos trabalhando para alcançar o público-alvo da campanha com ações especiais e aos sábados. É muito importante que os pais e responsáveis consigam trazer suas crianças até o fim da campanha para ampliarmos a cobertura”, pontua.
Para a vacinação, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização do quadro vacinal.
Imunização
A imunização pode ser realizada de segunda a sexta-feira nas unidades do Campestre, Conventos, Montanha, Olarias, Conservas, Jardim do Cedro, Novo Tempo, São Cristóvão e Centro. O endereço das unidades e os horários de funcionamento podem ser verificados no site do Município.
Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.