A Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado está ampliando para a unidade de saúde do Bairro Campestre o modelo de teleconsulta. O serviço está sendo integrado após mais de dois meses desde o início dos atendimentos que já estão implementados nas unidades dos bairros Novo Tempo, Montanha e Conventos. Os atendimentos iniciam na próxima terça-feira (11/10).
A teleconsulta médica é destinada a casos considerados leves, de pacientes que vão até as unidades de saúde e que não têm horário agendado previamente. A alternativa teve início em julho e funcionava em três unidades. “O teleatendimento tem complementado os atendimentos presenciais, dando maior fluidez para os casos considerados leves. Além disso, possibilita que um paciente seja atendido no mesmo dia quando o limite de consultas presenciais diárias for excedido”, explica o secretário de Saúde, Cláudio André Klein.
Cerca de 70 teleconsultas já foram realizadas nos mais de dois meses de atuação, com atendimentos nas terças e quintas-feiras. A ideia da Secretaria de Saúde é ampliar os dias de atendimento e também para serviços de nutrição e psicologia.
A médica Bárbara Fonseca Brum, que atende via teleconsulta na Sesa, explica que os atendimentos têm sido resolutivos e importantes para o andamento dos atendimentos. “Sempre converso com as equipes de enfermagem para entender o perfil do paciente que pode receber o teleatendimento e quais os sintomas. Também temos exemplos de pacientes que necessitam de atendimento momentâneo, como em casos psicológicos, e por teleconsulta não é possível solucionar, então eu atendo e encaminho para resolução. É possível intermediar, avaliar a situação e encaminhar para um profissional presencial”, destaca.
Como funciona?
– A modalidade tem o mesmo processo de uma consulta convencional, e o paciente precisa estar presencialmente no posto de saúde.;
– É necessário o agendamento na unidade de saúde. O paciente participa da triagem e acolhimento no posto, e a equipe de enfermagem encaminha para o consultório on-line na unidade de Saúde.
– O médico responsável pelo atendimento estará em um consultório na Secretaria de Saúde e atende o paciente à distância.
– As receitas médicas e atestados são emitidos pelo sistema do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e impressos na unidade de Saúde onde o paciente está.
– As teleconsultas ocorrem nas terças e quintas-feiras.