Projeto com o EJA em Estrela visa facilitar inserção no mercado de trabalho

331
Crédito: EJA / Governo de Estrela / Divulgação

Desde o início de agosto deste ano o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Estrela conta com o curso profissionalizante “Assistente de Administração”. Pouco mais de três meses de aula e a dois da formatura, agendada para dezembro, o projeto piloto, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela e o campus Lajeado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), tem apostado na vivência real e prática como ferramenta de estímulo e inserção no mercado de trabalho. Visitas ao próprio campus da IFSul proporcionam contato com profissionais da área e dão nova dimensão ao que se passa em sala de aula. 

Em Estrela, o curso profissionalizante está sendo oferecido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas. “O projeto foi uma dupla prioridade, tanto por parte dos estudantes, que buscam a qualificação, como do mercado de trabalho, que precisa de mão de obra”, destaca Mônica Nunes, coordenadora do projeto local do EJA.

As aulas do curso ocorrem duas vezes na semana no turno da noite, concomitante às da grade curricular da escola. Assim, ocorrem às segundas e quartas-feiras, sempre a partir das 19h, nas dependências da escola.

Novos horizontes
Recentemente, os estudantes participaram de uma aula vivência no próprio campus do IFSul, localizado em Lajeado. A atividade teve como objetivo oportunizar aos estudantes conhecer as dependências do instituto e realizar uma aula especial com a presença de todos os professores do curso, o qual acontece concomitantemente à EJA.

Após conhecerem as instalações do instituto, acompanhadas da diretora do IFSul, Claudia Redecker, os alunos participaram de palestra com a empresária Fernanda Sbruzi, da empresa Unikids. “Foi um momento de aprendizagem sobre empreendedorismo, e estimulou os estudantes a pensarem em oportunidades para se tornarem microempreendedores individuais”, ressalta Mônica Nunes. Uma nova visita ao IFSul está programada para novembro, quando ocorrerá nova agenda ligada ao setor do empreendedorismo.

Reflexos práticos
Mônica Nunes confirma a praticidade dos temas que são trabalhados em sala de aula, entre eles “Planejamento Financeiro” e “Fundamentos da Administração”, com o contato e interação com profissionais da área.

“No curso onde se trabalha por exemplo a possibilidade de criação de uma empresa nada melhor do que ter o contato direto com a experiência de quem é da área. Pode o aluno não chegar ao ponto de abrir o seu próprio negócio, mas oferece ferramentas úteis para o dia a dia destas pessoas quando estiverem empregadas ou mesmo que melhore a gestão de seus lares”, frisa ela.

Saiba mais
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).

No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial. Agora, a fim de atender a uma diretriz do Ministério da Educação que visa incentivar a continuidade dos estudos após a formação no Ensino Fundamental, o EJA também oferta as novas opções. Para ter acesso a formação gratuita (regulamentada pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases – LBD da educação; lei nº 9394.2 de 20 de dezembro de 1996) é necessário estar matriculado na EJA.

- publicidade -