O ano ainda não acabou, mas para atleta da AMO/Languiru/Certel/Miller/Fila, Jaqueline Weber, o foco já está em 2023. Após 30 dias de férias, a atleta retornou as pistas nesta semana, com o período de preparação básica, que se estenderá até o fim de janeiro.
“Esses dias de descanso são muito esperados. Tudo bem que eu corri algumas provinhas de rua durante o período (risos), mas sem muito compromisso. A rotina durante o ano é intensa, com cerca de 10 treinos semanais e muitas competições, então quando chegam as férias gente aproveita”, relata a atleta.
Passado o período, Jaque retorna gradativamente a rotina. Serão quase 5 meses de preparação para o início das competições, em março do próximo ano.
“A temporada 2023 é muito importante, pré-olímpica. Faremos uma longa e gradual preparação. Dividida entre período de base, período específico e período competitivo. São meses, de muitos kms rodados e treinos específicos para que a gente busque marcas mínimas e recordes pessoais. A ideia é estar na melhor forma física mesmo entre os meses de maio e julho, onde teremos os GPS Internacionais, Troféu Brasil, Campeonato Sul Americano e turnê Europa. Após, espero estar qualificada para o Pan Americano, que ocorre no fim de outubro, onde faremos um segundo pico de performance”, explica.
Mas para que todos os planos ocorram como o esperando, Jaque ressalta a importância da continuidade do trabalho.
“É fundamental não termos muitas surpresas. Principalmente relacionadas a lesões. Portanto tenho uma rotina muito focada, em parceria com profissionais de nutrição, fisioterapia e também da área mental. Junto com meu treinador Fabiano, planejamos cada passo”.
O período de final de ano também serve para Jaque estruturar seu time de parceiros para próxima temporada.
“Felizmente tenho ao meu lado empresas muito fiéis. Há anos por meio deste respaldo consigo me manter competitiva a nível internacional. E é neste período que busco também novos contatos que queiram estar comigo, neste que eu chamo de Time Olímpico”, finaliza a atleta.