O Brasil venceu a Coreia do Sul por 4 a 1 e está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo 2022. Com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison e Paquetá, a Canarinho passou com tranquilidade pelos asiáticos. A partida aconteceu nesta segunda-feira (5/12), no último jogo do Estádio 974, em Doha, no Catar.
A Seleção Brasileira começou o jogo em ritmo acelerado, que rendeu resultado logo aos 6min do primeiro tempo. Vini Jr abriu o placar para o Brasil, após bola cruzada por Raphinha, pela direita. O camisa 20 fez seu segundo gol na Copa.
Richarlison sofreu pênalti aos 10min. Ele se adiantou ao zagueiro em bola tocada por Neymar e foi derrubado. O camisa 10 foi para a cobrança e ampliou o placar. Neymar marcou seu sétimo gol em 12 jogos em Copas do Mundo. Entrou para o rol de jogadores que conseguira, marcar gols em três mundiais.
Não demorou muito para Richarlison guardar o seu gol. O camisa 9 tabelou com Marquinhos e recebeu na frente de Thiago Silva: 3 a 0 Brasil.
Aos 35min, Lucas Paquetá marcou o quarto gol. Vini Jr cruzou para o camisa 7, que só escorou para o fundo da rede. O meia voltou a fazer um gol contra os sul-coreanos. Em 2019, ele marcou um dos gols brasileiros em amistoso contra os asiáticos.
Foi aos 17min do segundo tempo que o técnico Tite fez a primeira mexida no time. Entrou Dani Alves no lugar de Eder Militão. Bremer e Martinelli entraram nos lugares de Danilo e Vini Jr.
Aos 30min da segunda etapa, a Coreia descontou com Paik, em chute de fora da área. Após isso, mais duas substituições: Weverton e Rodrygo entraram no jogo. Saíram Alisson e Neymar.
Brasil nunca perdeu para a Croácia
Com a goleada sobre os sul-coreanos, o Brasil vai enfrentar a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. O jogo decisivo será nesta sexta-feira (9/12), às 12h, no Estádio Cidade da Educação, no Catar.
A Croácia se classificou ao vencer o Japão nesta segunda-feira (5/12). A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal e seguiu empatada na prorrogação. Nos pênaltis, os croatas superaram os japoneses com três defesas do goleiro Livakovic.
O Brasil voltará a enfrentar uma equipe europeia na etapa de quartas de final do Mundial, assim como em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, quando a adversária foi a Bélgica. A Croácia foi finalista daquela edição contra a França, que sagrou-se campeã.
O último encontro do Brasil com a Croácia foi na preparação para a Copa da Rússia, no dia 3 de junho de 2018, na Inglaterra. O Brasil venceu por 2 a 0 com gols de Neymar e Firmino.
O primeiro duelo entre as seleções aconteceu em 1996, em jogo amistoso. O confronto foi disputado em Manaus e terminou com um empate em 1 a 1. O reencontro veio quase 10 anos depois, em 2005, na Croácia, também em partida amistosa, as equipes repetiram o placar de 1 a 1.
Nas Copas de 2006 e 2014 vieram as vitórias da Canarinho. Na Alemanha, croatas e brasileiros caíram no mesmo grupo durante o Mundial. O confronto terminou 1 a 0 com um gol de Kaká. Enquanto no Brasil, também pela primeira fase da Copa do Mundo, a partida terminou 3 a 1 para a Seleção Brasileira.
Destaques da goleada
* Neymar marca sétimo gol em terceira Copa do Mundo pela Seleção Brasileira;
* Seleção Brasileira homenageia Pelé após vitória sobre a Coreia do Sul;
* Com a entrada de Weverton, todos os 26 convocados jogaram no Catar;
* Tite faz ‘Dança do pombo’ em terceiro gol de Richarlison;
* Dança de Paquetá viraliza nas redes sociais;
* Seleção Brasil vira alvo de críticas por comemorar gols dançando.