Projeto Trilhas da Inovação forma 140 estudantes nesta quinta-feira em Lajeado

394
Durante seis meses, cerca de 140 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto no contra turno escolar. Créditos: AI Lajeado/divulgação

A Prefeitura de Lajeado formará, nesta quinta-feira (15/12), cerca de 140 estudantes de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) no Trilhas da Inovação. O projeto é um braço do Pro_Move Lajeado na área da educação e busca qualificar os jovens estudantes na área da inovação, oferecendo cursos com metodologia inovadora divididos em quatro módulos: eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0.

O projeto foi custeado pelo município, no valor de R$ 224.500, e as aulas ocorreram na sede do Senai de Lajeado. A cerimônia será realizada a partir das 19h30 no teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

Esta é a segunda turma do projeto, que ocorreu também em 2021, quando se formaram 65 estudantes. Em 2022, as aulas iniciaram em junho e seguiram até dezembro. Participaram cerca de 140 alunos do 9º ano das EMEFs Alfredo Lopes da Silva, Francisco Oscar Karnal, Dom Pedro I, São Bento, São João, Guido Arnoldo Lermen, Nova Viena, Lauro Mathias Müller, São José, Vida Nova, Santo André, Universitário e Porto Novo.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, o Trilhas é mais um projeto que proporciona conhecimentos sobre inovação para os jovens da cidade. “Neste ano, tivemos o dobro de inscritos em relação ao ano passado e isso já é algo a se comemorar. Com o projeto, os jovens têm a oportunidade de conhecer novas áreas e atividades profissionais, podendo vir a atuar no futuro”, comenta.

Saiba mais

O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento foi feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai, que foram realizadas no contra turno escolar.

Os alunos foram divididos em turmas, que frequentavam aulas duas vezes por semana. As lições tinham quatro horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. O transporte para deslocamento ao Senai e lanche foram oferecidos pela prefeitura.

- publicidade -