Languiru inaugura complexo de grãos junto ao Porto de Estrela

771
Autoridades descerraram placa de inauguração junto à balança / Crédito: Lucas Leandro Brune

A Cooperativa Languiru recebeu autoridades regionais e estaduais no dia de hoje (16/12) para inaugurar seu novo negócio. O complexo instalado junto ao Porto de Estrela atende necessidade da Cooperativa para recebimento, processamento, limpeza, secagem, armazenagem e expedição de grãos, especialmente milho e soja.

A expectativa é de que a infraestrutura esteja adequada a receber a produção de associados e demais agricultores de todo Rio Grande do Sul já nesta safra, a partir de janeiro de 2023. O local passa por manutenção preventiva para iniciar a operação.

A área de 9,6 hectares tem localização estratégica, junto ao Porto e às margens da BR-386. A infraestrutura conta com: dez silos verticais metálicos com capacidade para 3 mil toneladas cada, e mais um armazém graneleiro, com capacidade para 30 mil toneladas de grãos, totalizando 60 mil toneladas de capacidade estática; dois secadores de grãos; duas moegas, uma delas com tombador para caminhão bitrem; balança rodoviária; e prédios anexos que podem ser utilizados para depósito de ensacados, farelos, insumos, grãos em geral e ponto de venda para o associado.

O ingresso da Languiru no segmento de grãos é estratégico e mostra uma reengenharia. O presidente Dirceu Bayer falou os anos que a região ficou sem esse complexo operacional, com túneis até o Porto e possibilidade de ativação de linhas férreas. “Queremos viabilizar este segemnto e torná-lo rentável para a cooperativa. Temos muita expectativa daqui para frente”, observou na cerimônia de inauguração.

O anúncio do investimento de R$ 40 milhões ocorreu na festa de aniversário de 67 anos, no dia 11 de novembro. O complexo portuário de Estrela foi construído na década de 1970. Pertenceu a diferentes grupos empresariais e também passou por períodos de inatividade.

Diversificar
A Cooperativa Languiru atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), leite, nutrição animal, varejo (lojas agropecuárias e supermercados), postos de combustível e farmácia. A diversidade de negócios é fundamental para o desempenho econômico. “Procuramos ampliar nossa inserção no segmento de grãos, que nos últimos anos tem dado excelentes resultados.

Os frutos desse investimento beneficiam todo Vale do Taquari, pois como cooperativa, os resultados são reinvestidos na região, além de que essa estrutura na zona portuária de Estrela está na nossa área de atuação”, destaca Bayer.

- publicidade -