Prefeito e vice de Lajeado apresentam parcerias com Siemens e Coreia do Sul a partir de 2023

407
Apresentação de Caumo e Gláucia teve contribuição dos secretários municipais / Crédito: Camille Lenz da Silva

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (16/12) no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo e sua vice, Gláucia Schummacher, apresentaram à imprensa e aos presidentes de entidades o balanço geral de atividades em 2022 e os planos para 2023, último ano da atual gestão.

Foram divulgados projetos e índices de desenvolvimento na cidade no decorrer do ano, bem como investimentos e percentuais em cima dos mesmos, em relação ao valor total de posse do município.

Parcerias inéditas
Com orçamento para 2023 (12/22) estimado em R$ 500,7 milhões de receita, a atual gestão apresentou algumas das obras e manutenções de serviços previstos para o próximo ano. Dentre eles, a parceria público-privada para iluminação pública inteligente, a busca pela cessão do Parque Histórico para a iniciativa privada, a nova sede do Projeto Vida Conventos e o início da ampliação da Emef Campestre, além de obras de ampliação de vias marginais na ERS-130.

Em conclusão, o prefeito anunciou, ainda a parceria com a Siemens, visando a análise e integração de serviços de saúde, e com a Câmara de Comércio Brasil-Coreia do Sul, que desenvolverá projetos a longo prazo de forma a estreitar laços entre empresas e indústrias de ambos os países.

As duas iniciativas são inéditas, sendo que Lajeado será uma das primeiras cidades a usufruir da parceria com o país, referência mundial em tecnologia e educação. Ainda, em 2023 passará vigorar o Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Coreia do Sul, que buscará facilitar essa integração.

Até o momento
Segundo os dados informados, os três principais destinos dos investimentos no município em 2022 foram a educação, com 28,85% ou cerca de R$ 144,5 milhões, a saúde, com 28,77% e obras, com 7,72%.

Na área da saúde e educação foram apresentados exemplos como a inauguração da Casa Verde, especializada no atendimento de transtornos do neurodesenvolvimento, os projetos Ello e Alfabeletrando, a ampliação da EMEI Pequeno Lar no Bairro Olarias, a disponibilização da teleconsulta e o programa Lajeado Contra a Dengue. Ainda, a aquisição do prédio da Acvat, visando a construção do novo Posto de Saúde do Centro.

Falando em obras, Caumo lembrou da reforma na orla do Rio Taquari e da inauguração e atual conclusão de obras no Parque Ney Santos Arruda. Na área de pavimentação comunitária, foram 37 ruas executadas e sete estão em andamento. Desde o início do programa, 40 quilômetros em extensão já foram concluídos.

Em 2022 também foi realizada a duplicação da ponte no Bairro Montanha, obra há tempos solicitada pela população. Ainda, até novembro 718 alvarás de construção e 2.407 Habite-se foram concedidos.

Na segurança pública, o município tem índice de homicídios de sete a cada 100 mil habitantes, índices considerados muito abaixo do RS (16,12 para cada 100 mil) e do país (30,5). Este número não era alcançado desde 2003.

A gestão destacou também a presença do Pro_Move Lajeado no South Summit 2022 e na Expovale+Construmóbil, a inauguração do Laboratório de Inovação Governamental (Labilá) e a implementação do Cartão de Segurança Alimentar e Nutricional, além da emissão de licenças ambientais em 72h.

- publicidade -