Agentes de trânsito de Estrela finalizam formação e iniciarão operação nos próximos dias  

479
Autoridades ressaltam que serviços irão colaborar com atendimentos da BM / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

Nesta semana os Agentes de Trânsito de Estrela finalizaram o “Curso de Formação de Agente de Trânsito”. As aulas práticas terminaram a formação e tiveram o apoio da Brigada Militar.

Os alunos aprenderam um pouco do trabalho que será realizado no município, contribuindo para maior disciplina, orientação, fiscalização e segurança no trânsito. A comunidade poderá contemplar os resultados em breve. As primeiras operações já trouxeram resultados.

Os agentes Rodrigo dos Santos Barreto, Júlio Andrei Mattes e José Luís Schmidt completaram a carga horária teórica e prática do curso ministrado pela empresa Savedra & Amaral Trânsito Brasil Ltda. Ao todo foram 200 horas/aulas, divididas em nove blocos/matéria, uma delas voltada inteiramente à ações ocorridas nos últimos dias, em especial nesta quinta-feira (15/12), em parceria com a Brigada Militar. Mais de 40 abordagens e fiscalizações foram feitas em frente ao Parque Princesa do Vale.

Surpresa e admiração
Identificados com uniforme azul, com apitos e gestos, os agentes orientavam os motoristas a seguirem ou estacionarem. Para aqueles que foram abordados, apesar da preocupação inicial, e receio de terem cometido alguma infração, aprovação pelo novo serviço.

Para o coordenador do Departamento de Trânsito, Frederico Diehl, é necessário a compreensão da comunidade terá o objetivo de disciplinar, não punir. “Precisamos compreender o novo serviço como um reforço na otimização do nosso trânsito, a partir da maior orientação e disciplina de todos, o que vai melhorar a fluidez de nossas vias, a segurança dos pedestres, ciclistas e dos próprios motoristas. Tudo isso antes da questão da punição, mas que em certas situações, em razão também da maior fiscalização, se fará necessária e irá ocorrer”, frisa. 

Conduta e cordialidade
Para o Ten. Cor. da Reserva da Brigada Militar e instrutor do curso realizado, Ordeli Savedra, o fato de o município possuir agentes de trânsito é uma evolução para uma área que cada vez mais exige também progressão. “Tanto as aulas teóricas como práticas nas mais de 200 horas do curso envolveram os mais diversos itens; da questão legal à orientação para a abordagem dos condutores, o que envolve a conduta, cordialidade, segurança, tanto de quem está sendo abordado como do próprio agente”, explica.

O soldado Andreolli, da BM Estrela, acompanhou parte das aulas práticas e explica que trabalhos envolvem uma série de questões, desde a iluminação dos veículos à questão documental ou possíveis infrações. “Trata-se de um reforço e qualificação aos serviços já realizados. Estrela se torna cada vez mais um polo turístico, realizador de grandes eventos, e sendo assim, com mais pessoas e veículos circulando”, explana.

Próximos passos
Conforme Frederico Diehl, restam pequenos detalhes para o início das operações. Entre eles a apresentação oficial dos agentes à sociedade e a própria Brigada Militar, além do alinhamento das diretrizes de trabalho entre as partes, que se completam.

“Um documento vencido dentro de Estrela é uma competência reguladora ligada ao Estado, ou seja, à Brigada Militar, mas por convênio o município também tem o papel de fiscalizador. Por outro lado, um veículo estacionado em local irregular tem sua regulamentação uma competência ligada ao município, mas pode a Brigada Militar também operar para sua resolução”, detalha.

Diehl finaliza argumentando que a colaboração entre as partes é maior eficiência para o bem comum e o acerto de pequenas diretrizes irá somente consolidar a união de esforços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3981-1075 e pelo e-mail do departamento.

- publicidade -