Sagrada família e a cooperação dão brilho especial à 2ª Parada Natalina em Teutônia

577
ncenações giraram em torno da história da Sagrada Família / Crédito: Carla Beckmann

Cerca de mil pessoas entraram na avenida para o desfile temático da 2ª edição da Parada Natalina: Natal que Canta e Encanta. O evento foi realizado na quarta-feira (21/12) e ocorreu na Avenida 1 Oeste, no Centro Administrativo, em Teutônia, reunindo grande público.

Divididos em 45 blocos, os participantes representaram escolas e entidades teutonienses. Com o tema A Sagrada Família, foram levadas à avenida as mais diversas caracterizações para Josés, Marias e Jesuses. Cada escola apresentou uma sagrada família em sua ala, com lindos figurinos e muita alegria no rosto das crianças.

As escolas de educação infantil, ensino fundamental e também comunitárias levaram crianças de diversas idades, acompanhadas por muitos professores que abraçaram o desafio. A cultura e a arte também foram representadas por meio de coros, instrumentos musicais e grupos de danças.

Na plateia, mais de 6 mil pessoas prestigiaram os espetáculos. Famílias, crianças, jovens, adultos e idosos viveram a magia do Natal junto aos artistas da comunidade.

Após o desfile, a programação aconteceu no lago, ao lado da pista de skate. As 26 Sagradas Famílias juntaram-se aos anjos e pastores e contornaram o espaço, aproximando-se do público. A encenação da Sagrada Família à ilha foi musicada por Diana Dick e Sandro Lucas. A Sagrada Família que encerrou o desfile desfilou pelo lago dentro de um barquinho, trazendo uma simbologia especial ao momento.

Apresentaram-se o Coral Municipal, Coral Anos Dourados, Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem. Os grupos levaram canções religiosas e natalinas, deixando o público ainda mais ansioso pela chegada do Papai Noel.

O Grupo de Danças Movimentu’s levantou a plateia antes do Bom Velhinho aparecer. Com o auxílio dos duendes, caixas de presentes foram espalhadas pela ilha. Após muito suspense, o Papai Noel surgiu de dentro de uma das caixas. O Bom Velhinho finalizou a noite falando com as crianças, batendo fotografias e entregando doces.

Para o prefeito Celso Aloísio Forneck, essa edição firmou a Parada Natalina como um dos maiores eventos natalinos do Vale do Taquari. Ele ressaltou a importância da colaboração. “Foi uma experiência emocionante, que ficará marcada na história de Teutônia e da região. As luzes, figurinos e coreografias estavam impecáveis. Esse grandioso evento só foi possível pelo trabalho conjunto. Em nossa gestão prezamos pelo trabalho integrado entre as secretarias. Os servidores de todas as secretarias abraçaram a ideia. Um agradecimento generoso aos nossos patrocinadores que viabilizaram a mudança de data. Aos artistas e ao público que prestigiou um carinhoso agradecimento. Todos fizeram a diferença e ficarão registrados em nosso município”, frisou.

Para a vice-prefeita Aline Röhrig Kohl o desfile teve um significado ainda mais especial. Ela destacou a união de esforços para a realização do evento. “Ter desfilado como Maria, ao lado do meu marido, foi um sonho realizado. Senti a emoção que o público vive e a adrenalina dos artistas e organizadores. Essa edição nos colocou como protagonistas na região. Envolvemos nossas comunidades e reascendemos o espírito natalino. Nosso agradecimento a todos os servidores que se envolveram de alguma forma, aos nossos patrocinadores, aos artistas e ao público. Essa união de forças e energias colocou a nossa Parada Natalina em outro nível. A cada ano, com a parceria de todos, se tornará ainda maior. Nos vemos novamente em 2023”, afirmou.

A sub-secretária de Cultura, Glaci Kunzler Dickel, que coordenou o espetáculo, expressou sua emoção ao final, destacando o sorriso no rosto e o orgulho das crianças e de todas pessoas que pisaram na avenida. “Apesar da necessidade de transferir no domingo, em função da chuva, o público veio, prestigiou e reconheceu toda dedicação para este lindo espetáculo, que neste ano teve a parte sacra mais forte dentro da proposta”, afirmou.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Teutônia, com o patrocínio diamante da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, patrocínio master da Cooperativa Languiru, patrocínio ouro da Cooperativa Certel e patrocínio bronze do Colégio Teutônia, Telsoni Materiais Elétricos e Iluminação e Cooperagri.

- publicidade -