Novo diretor do Colégio Teutônia assume em janeiro

Vice-diretor de Ensino Superior da Sociedade Educacional Três de Maio, Mauro Alberto Nüske, substitui Jonas Rückert, que ocupará o cargo de diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação

1695
Mauro Alberto Nüske // Crédito: Arquivo Pessoal

Mauro Alberto Nüske (47) será o novo diretor do Colégio Teutônia a partir de 2023. Ele assume o cargo oficialmente no próximo dia 23 de janeiro, em substituição a Jonas Rückert, que a partir de 16 de janeiro passa a ocupar o cargo de diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, em São Leopoldo.

Natural da cidade de Dr. Maurício Cardoso, Noroeste do Estado, Nüske é formado em Administração, com especialização em Administração Financeira, Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Desenvolvimento Regional. “Tenho 30 anos de experiência profissional, por oito anos atuei em uma cooperativa agropecuária, também estive por um ano e meio na direção de outra escola da Rede Sinodal e, atualmente, estou há 23 anos atuando na Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), em Três de Maio, que também faz parte da Rede Sinodal de Educação. Desde 2018, sou vice-diretor de Ensino Superior, responsável pela gestão acadêmica, administrativa e financeira do ensino, pesquisa e extensão. Participei da elaboração e implantação de projetos de novos cursos, bem como coordenei projetos sociais, no escopo da filantropia”, apresenta-se.

Definição

A escolha do novo proponente à função diretiva do CT coube à mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT). Por indicação da presidente da Diretoria-Executiva, uma comissão se ocupou da avaliação dos currículos e seleção dos candidatos para entrevista.

O processo iniciou ainda em outubro e foi apoiado pela Diretoria da Rede Sinodal de Educação e diretor-executivo da Rede que, de forma engajada, auxiliaram na indicação de nomes e de currículos que estivessem alinhados com a visão, valores e princípios do CT e da FAT. O candidato selecionado foi definido ao final da primeira quinzena de dezembro, contudo, o nome foi homologado em reunião com os presidentes da FAT nesta semana.

A decisão pela nova direção do CT observou, ao final do processo, aspectos como currículo, experiências de trabalho, maturidade profissional e, por conseguinte, entusiasmo do candidato em estar junto ao CT projetando o educandário, com todo seu grupo de trabalho, para seguir a caminhada que a instituição vem fazendo, além de ser propositivo para com novos projetos e situações que possam se apresentar ao longo dos tempos como oportunidades para o Colégio.

“Quando pensamos nas expectativas em relação ao novo candidato, a questão central esteve em dar continuidade à caminhada institucional, agregando, somando com seu jeito e sua forma de trabalho, para que a instituição possa seguir crescendo, os projetos ganhando, cada vez mais, robustez e engajamento sistêmico dentro dos muitos fazeres do Colégio Teutônia. As expectativas são as melhores possíveis, uma vez que haverá, por parte do grupo de lideranças em nível de coordenações e gestores de setor, todo o envolvimento no sentido de acolher e dar todo o suporte possível ao diretor que está chegando para a função”, destaca a diretoria da FAT.

Gratidão

Jonas Rückert // Crédito: Leandro Hamester / Divulgação

Jonas Rückert foi o 13º diretor do Colégio Teutônia, assumindo em 04 de fevereiro de 2013. Nas suas últimas manifestações públicas em atividades do CT, fez questão de agradecer pelas oportunidades, valorizando o crescimento pessoal e profissional. “Me despeço daqui muito diferente da condição profissional com que cheguei. Realmente aprendi muito com as pessoas com quem pude estabelecer relações e vínculos. Os desafios seguem. Somos uma instituição viva, que pulsa e, por essa condição, estamos sempre olhando para as possibilidades no horizonte. À comunidade escolar, às pessoas de Teutônia e região, gratidão pelo tempo de convivência e pelas oportunidades que nos foram possíveis.”

Ao novo diretor, desejos de sucesso. “Ao colega que me sucede na condição de diretor do Colégio Teutônia, meu desejo é de que possa ter realizações e alegrias assim como tive. Igualmente desejo que sejam ricas as vivências e grandes as aprendizagens. Certamente o novo diretor será acolhido com a marca da nossa gente: cordialidade e entusiasmo, ingredientes que potencializam o sucesso de quem chega. Felicidades e grandes realizações a todos”, despede-se Rückert.

Motivação

Mauro Alberto Nüske é casado, pai de dois meninos, de três e um ano e meio. Se diz feliz com a nova oportunidade profissional e valoriza a caminhada do CT. “Um novo desafio sempre proporciona novos olhares e novas possibilidades, para o qual estou muito motivado, na expectativa de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do Colégio Teutônia. Tenho a convicção de que o patamar em que a instituição se encontra hoje é resultado de um trabalho de equipe, a partir de uma liderança competente e engajamento de toda a comunidade escolar.”

As primeiras demandas a partir de janeiro tratam do relacionamento com o grupo de profissionais e parceiros. “Inicialmente quero conhecer toda a equipe de professores e técnicos-administrativos, e compartilhar meu estilo de ser e agir, no pessoal e profissional. Na sequência, inteirar-me da proposta pedagógica, bem como dos projetos e parcerias que a instituição desenvolve e com quem se relaciona, com o propósito de colocar-me à disposição para a continuidade e ampliação dos mesmos”, adianta.

Nüske enaltece o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e a representatividade da escola. “É uma instituição forte e organizada, que desenvolve um trabalho sério, em todos os níveis. Seu relacionamento com a comunidade resulta em parcerias e projetos que contribuem para o desenvolvimento local e regional, o que faz do Colégio Teutônia uma referência nos seus 70 anos de atuação na educação. Fiquei impressionado pela seriedade com que o diretor Jonas e sua equipe conduzem a escola, colocando-a em evidência na cidade. Além disso, possui uma infraestrutura moderna, possibilitando um ensino de qualidade, o que faz da educação de quem investe um diferencial perceptível e valorizado.”

Sobre Teutônia, estima a força do trabalho conjunto. “Estou conhecendo aos poucos, mas sei da força da comunidade e do potencial que tem, pela cultura que é preservada e respeitada, bem como pela organização e receptividade das pessoas que vivem no município”, conclui.

- publicidade -