Contemplado com a liberação de recursos por meio do programa estadual Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, Poço das Antas construirá nove micro açudes que, juntos, possibilitarão reservar cerca de dez milhões de litros da água.
O município foi o primeiro do Rio Grande do Sul a receber o valor pelo eixo estratégico Irriga + RS na modalidade Açudes. No Vale do Taquari deverão ser construídos ainda outros 280 projetos.
O objetivo da política pública é apoiar a construção de estruturas de reservação de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, visando alcançar a estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que afetam o Estado.
O convênio entre Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Poço das Antas tem investimento de mais de R$ 72 mil, que serão integralmente repassados pelo Governo do Estado.
De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Ricardo Cord, o apoio vem em contratação de 24 horas-máquina de escavadeira hidráulica por projeto para a construção das estruturas de armazenagem de água nas propriedades. “Todo esse arcabouço de serviços mecanizados, acesso a projetos técnicos, regularização ambiental e outorga para o uso da água já estão inclusos no ‘pacote’”, comenta Cord, citando a parceria com o Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra).
Em Poço das Antas, os projetos técnicos foram acompanhados pela prefeita Vânia Brackmann, pelo supervisor da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Flach.