Em abril de 2023, a pizzaria Chef Leon, de Lajeado completará 10 anos. À frente do empreendimento está o proprietário Márcio Dalcin. Ele conta que a pizzaria surgiu na vida dele após um acidente de trânsito, no qual quebrou duas vértebras no pescoço, acabando tetraplégico.
A partir daí, ele precisou melhorar sua condição de locomoção, além de reaprender algumas coisas. Mesmo após o período de reabilitação, o diagnóstico era de que a partir dali, ficaria em uma cadeira de rodas.
“Pensei em como seria o meu sustento e a condição financeira, para pagar todos os medicamentos, cuidadores”, conta.
Dalcin foi então em busca de uma alternativa. Nesse sentido surgiu a oportunidade de comprar uma pizzaria que já estava em funcionamento há cerca de nove meses. As conversas com o dono do local iniciaram com a intenção de ser sócio, porém não seria possível. Até que um dia, o antigo dono decidiu vender o estabelecimento.
O local ficava perto da casa de Dalcin e trabalhava com delivery. “Só trabalhava à noite. Durante o dia teria tempo pra fazer a gestão do negócio, as compras, os pagamentos, os recheios. Durante a noite fazia, o serviço de produção e entrega de pizzas”, revela.
Ele lembra que o início foi muito desafiador. A primeira obra necessária foi fazer uma porta maior, justamente para que ele pudesse entrar com a cadeira de rodas. “Não tinha acessibilidade na época”, recorda.
A partir daí, os processos, estrutura e equipamentos foram sendo melhorados. Ele foi capacitando pessoas e instituindo padrões. Naquela época tudo era manual. Aos poucos, novas tecnologias foram sendo incorporadas.
Com o tempo, o negócio começou a dar certo. A aceitação do público era boa. A qualidade dos produtos, do atendimento e o conceito de simplicidade eram apontados como diferenciais.
Com três anos de empresa, o local de trabalho ficou pequeno. O de 65 metros quadrados não era mais suficiente. Foi necessário um novo local, que passou a contar com 250 metros quadrados. “Isso proporcionou uma organização melhor, um layout de produção melhor, de atendimento, de tecnologias, de sistemas de pedidos informatizados”, destaca.
A partir daí, começou uma nova etapa: os pedidos on-line, desenvolvido por eles mesmo. “Tudo isso foi agregando ao negócio”, considera.
Expansão e franquias
Há pouco mais de um ano, abriu se a possibilidade de franquias da pizzaria. A primeira franquia foi na cidade de Estrela, que em setembro de 2022 completou 1 ano.
“Foi um sucesso, superando as próprias expectativas com relação aquilo que imaginávamos como a primeira franquia, fruto de um belo trabalho de pessoas competentes que entenderam o propósito é abraçaram a ideia”, avalia.
Para 2023 a ideia é abrir mais franquias, já que o negócio foi testado e consolidado. Dalcin diz que as vezes a pessoas perguntam: “Qual é o segredo da pizzaria, é a massa, o recheio, o atendimento?” Ele responde: “A gente olha de fora para dentro, nós nos colocamos lá na cadeira onde o cliente está sentado, na mesa onde está a caixa com o produto. Olhamos o produto a partir de lá. Como gostariam de comer a pizza, a temperatura, o layout da embalagem. É para ser um momento alegre, de felicidade. A partir daí a gente traz para dentro do negócio e ajusta conforme essa visão do cliente do lado de fora”, conta.
O empreendedor costuma dizer que o segredo do negócio são muitas pequenas coisas sendo bem feitas. “Não é a massa que é o diferencial, não é o recheio, não é o atendimento, não é o sistema de pedidos, mas uma série de pequenos processos que sendo bem feitos, fazem ser o que é o negócio hoje”, revela.