A Administração Municipal de Imigrante, junto à Defesa Civil, decretou situação de emergência na manhã dessa quinta-feira. O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício, Fabiano Acadroli, tendo sido encaminhado pelo coordenador da Defesa Civil, Ernani Schneider.
“Os itens considerados para a tomada dessa decisão são a severa estiagem que assola nosso município desde 5 de dezembro do ano passado. Em consequência disso, há várias localidades em que o milho e a soja não se desenvolveram. Além disso, já são 441 mil litros d’água distribuídos a seis famílias, dois aviários e uma criação de suínos”, relata Schneider.
Conforme Fabiano Acadroli, o decreto aguarda homologação da Defesa Civil do Estado. “Não medimos esforços para atender àqueles que necessitam de ajuda nesses momentos difíceis. Contamos com a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Centro de Referência de Assistência Social, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imigrante, que prontamente contribuíram com dados que nos levaram a decretar emergência”, disse. O prefeito em exercício lembrou também dos Bombeiros Voluntários Imicol e servidores, responsáveis pela distribuição da água.
No caso da homologação do decreto, ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos.