A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Defesa Civil e outros órgãos de Teutônia finalizam o levantamento de dados para embasar o decreto de situação de emergência. A secretária Lídia Dhein trouxe a informação no programa Espaço Aberto da Rádio Popular deste sábado (11/2).
A proposta é finalizar o estudo e possibilitar o decreto na próxima semana. O prefeito Celso Aloísio Forneck estará em Brasília, e a prefeita em exercício, Aline Röhrig Kohl, deverá assinar o decreto.
Conforme dados preliminares, o Município de Teutônia já registra perdas na 6% na produção leiteira, 40% na germinação das lavouras de soja, prejuízos nas lavouras de milho e escassez de água em propriedades rurais. “Muitas propriedades dependem de vertentes, e estas secaram”, antecipou Lídia.
O Município também já acionou a empresa de caminhão pipa para se apresentar na próxima semana, com o objetivo de levar água para uma lista de produtores.
A secretaria de Obras abriu canalização para estender redes de água a produtores em regiões mais altas. E mais de 10 propriedades já receberam escavações em banhados ou vertentes para possibilitar acúmulo de água para o gado.