Estrela realiza primeira fase da 8ª Conferência Municipal de Saúde

Evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município.

300
Encontro prévio acertou bases e abriu possibilidades para temas da Conferência de Saúde do dia 16. Créditos: Rodrigo Angeli/AI Estrela

Estrela realizou, nesta quinta-feira (23/2), a primeira fase da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano terá como tema “Garantir Direitos e Defender SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A pré-conferência reuniu representantes de diversos setores envolvidos com a saúde e a administração. Estes elencaram objetivos, preferências e ações em torno de algumas das pautas finais a serem discutidas no dia 16 de março, das 8h ao meio-dia, na Câmara dos Vereadores de Estrela. Na oportunidade, também serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual. A comunidade está convidada a participar.

O encontro realizado de maneira informal proporcionou uma roda de conversa entre os participantes. Também foram entregues aos presentes formulários para a apresentação de propostas, ideias, demandas e sugestões próprias ou levantadas junto a grupos de familiares, amigos e colegas, visando os rumos da conferência. As mesmas têm data limite de 13 de março para serem reenviadas/entregues.

O secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, comemora o resultado do encontro. “Alinhamos um pouco as muitas possibilidades. Dentro de diversas propostas importantes, já obtivemos uma ideia do que podemos melhorar, ou mesmo devemos valorizar. Regionalização e descentralização de algumas operações é um dos focos”, disse ele.

Um dos exemplos que o chefe da pasta apresentou é a descentralização das operações de vacina que, ao não serem fixadas em um único ponto ou terem ações especiais, ou mesmo estendidas, obtêm resultado eficiente. Por outro lado, segundo Kaplan, é necessário abordar evoluções regionais na alta complexidade de alguns setores, como as cirurgias eletivas reprimidas, entre elas as de oncologia, que possui fila de aguardo. “Por isso, igualmente, a importância da presença da comunidade no dia 16 de março”, finaliza.

- publicidade -