Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Bruno Born, de Lajeado, figura na lista dos 100 melhores do Brasil no ranking mundial feito pela revista Newsweek. Em 2023, subiu quatro posições, passando da 95ª para a 91ª.
O diferencial deste ano é a ampliação do ranking para 113 instituições e o acréscimo de diversos itens na amostragem. Para se ter uma ideia do progresso, se em 2022 do HBB tivesse a nota deste ano, teria ficado em 33º no país.
O índice acaba também por sedimentar a posição do hospital lajeadense como o melhor do país entre cidades com menos de cem mil habitantes e fora de região metropolitana. No Rio grande do Sul, o HBB está na 12ª colocação, atrás apenas de hospitais de grandes cidades, como Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Outro destaque deste ano foi a presença do HBB no indicador PROMs, que mede a qualidade de vida dos pacientes pós-atendimento no hospital.
O Diretor Executivo da instituição, Cristiano Dickel, explica que o HBB desenvolve este trabalho em uma área dentro do setor de Cardiologia, na Hemodinâmica. Após três meses do atendimento, profissionais contatam a pessoa que foi atendida e realizam uma pesquisa para saber sobre sua qualidade de vida. Segundo Dickel, o objetivo é expandir o PROMs dentro da cardiologia e também para outras áreas, como Oncologia e Neurologia, a fim de medir como estas pessoas estão após sua alta.
O ranking feito pela revista semanal norteamericana Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos, avaliou 2,3 mil hospitais de 28 países. A lista é baseada em três fontes de dados: Recomendações de especialistas médicos, resultados de pesquisas com pacientes e indicadores de desempenhos médicos em hospitais.