Em vídeo publicado nesta segunda-feira na rede social Instagram, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, anunciou o pagamento do piso nacional para todos os professores da rede pública municipal.
Conforme Caumo, o aumento se tornou possível graças à austeridade fiscal como um compromisso de sua gestão. “Gostaríamos de compartilhar essa notícia com a classe da educação porque é um momento de comemoração e reconhecimento pelo trabalho realizado”.
Segundo a secretária de Educação Adriana Vettorello, além da valorização financeira, há outras novidades no campo pedagógico. “Continuaremos também investindo na formação para nossos professores de EMEIs, EMEFs e Projeto-Vida.
A publicação abordou ainda a ampliação e modernização dos espaços físicos das escolas da rede.
O piso
O piso nacional dos professores subiu para R$ 4.420,55 em 2023, um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63. A portaria com o novo valor foi assinada no dia 16 de janeiro pelo ministro da Educação Camilo Santana.
A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). E para 2023, o reajuste foi estabelecido em 15%.