Programa gerador do Imposto de Renda 2023 é liberado pela Receita Federal

319
Crédito da foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Receita Federal libera hoje (9/3) o programa gerador da declaração do Imposto de Renda deste ano (ano-base 2022). A liberação ocorreria no primeiro dia de entrega da declaração, em 15 de março, mas foi antecipada. O objetivo é dar mais tempo para o contribuinte se organizar. Além disso, a Receita avalia que a antecipação também deve reduzir congestionamentos que são comuns nos primeiros dias de entrega, quando todos baixa o programa ao mesmo tempo.

O prazo de entrega da declaração segue o mesmo: de 15 de março a 31 de maio. O que muda é que o contribuinte poderá adiantar e deixar a declaração salva, dias antes de transmitir à Receita. O programa gerador poderá ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.

Novidades

As regras de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 foram anunciadas no dia 27 de fevereiro. Entre as novidades, estão a prioridade no recebimento da restituição de quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão, e de quem usar o modelo pré-preenchido.

Outra novidade ocorre para quem tem investimentos na bolsa de valores. Agora, a declaração só é obrigatória para o investidor que tenha vendido ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior tinha que declarar, independentemente do valor.

Da Redação com informações da Agência Brasil

- publicidade -