Pesquisa da Univates sobre folhas de erva-mate busca bolsistas

A bolsa DTI 3 terá início em 1º de abril de 2023 e será finalizada após 36 meses. A remuneração é de R$ 1.100,00 mensais.

432
Planta de erva-mate cultivada na Univates Crédito: Nicole Morás/ AI

A Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu processo seletivo para bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI, nível 3, em conformidade com o Programa Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul. As inscrições terminam sexta-feira (17/3). 

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de um bioherbicida a partir de extratos de erva-mate”, no qual atuará o bolsista, é coordenado pela professora Elisete Maria de Freitas. Tem como objetivo avaliar a viabilidade para o desenvolvimento de um herbicida natural com extratos aquosos de folhas, frutos verdes e/ou frutos maduros de I. paraguariensis como alternativa ao uso de agrotóxicos.

O edital seleciona um profissional para a categoria DTI 3, destinada a pessoas com  nível superior concluído – curso de graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Agronomia, Química ou afins. A bolsa DTI 3 terá início em 1º de abril de 2023 e será finalizada após 36 meses. A remuneração é de R$ 1.100,00 mensais.

O processo seletivo é composto por duas etapas, sendo a primeira análise e seleção de currículos e a segunda entrevista por videoconferência. O edital pode ser conferido na página univates.br/editais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5614.

Requisitos necessários

Para participar das seleções, o candidato deverá atender aos requisitos previstos no Regulamento de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial ‒ DTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs):

– ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;

– ser residente e domiciliado no Estado do Rio Grande do Sul durante a vigência da bolsa;

– ter currículo atualizado na Plataforma Lattes/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ‒ CNPq;

– não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

– não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza;

– não ter vínculo de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, com a coordenadora do projeto;

– ter perfil adequado à atividade a ser desenvolvida e qualificação avaliada por meio das informações descritas no currículo Lattes/CNPq do candidato à bolsa;

– ter disponibilidade para cumprir carga horária semanal de 40 (quarenta) horas.

- publicidade -