Os pais e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual (EMEE) de Colinas participaram de uma palestra apresentada pela especialista e consultora em dependência química Paula Garibotti. O debate, intitulado “Prevenir antes que coisas ruins aconteçam”, aconteceu na terça-feira (21/3), abordando a importância do papel desempenhado pela família na prevenção do uso de drogas, por meio do apoio emocional, supervisão e influência positiva.
A profissional trouxe exemplos de ajuda e abordagens que os pais podem utilizar, como uma comunicação aberta e sincera com os filhos, de forma a permitir que estes se sintam confortáveis para discutir seus problemas e preocupações e no oferecimento de ambientes seguros e acolhedores para que estes se expressem e peçam ajuda quando necessário.
Também falou sobre a importância de ensinar sobre os efeitos das drogas e os riscos para a saúde física e mental, e consequências sociais e legais do uso. “É importante que a família seja um modelo de comportamento saudável, e que demonstre uma atitude crítica e consciente em relação ao uso de drogas”, pontuou.
Paula também é coordenadora da Clínica Novo Começo, de Encantado. O espaço foi fundado por conta do problema pessoal da profissional com as drogas. Até hoje, ajudou cerca de 1.300 pessoas a superarem a drogadição. Também conduz, há mais de 10 anos, o Projeto Amor Exigente.
O encontro foi organizado por meio do Projeto Adolescer, da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Colinas, e tem o objetivo de realizar mais atividades abordando o tema das drogas com os adolescentes.