O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou uma ação com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) nesta terça-feira (11/4). No dia, a psicóloga Alice Moraes e a assistente social Fernanda Stange debateram o tema com os grupos do SCFV Brinquedoteca e KIDS 2.
Aline explica que o encontro objetivou criar um espaço de diálogo, identificar as características e pensar estratégias de cuidado. “Na ocasião foi oportunizada uma roda de conversa, permitindo a discussão das vivências e de aprendizados”, conta.
Após, as crianças foram até algumas repartições públicas e entregaram material informativo sobre a temática. “Entendemos ser um momento importante, pois possibilita conhecer o ‘mundo do outro’, respeitá-lo e protegê-lo, resultando, assim, na ampliação da cidadania”, aponta Fernanda.
O coordenador do Cras, André Parleze explica que o TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento, em que a pessoa apresenta dificuldade de comunicação e de relacionamentos sociais. “O Cras trabalha com autistas e com sua família, articulando o desenvolvimento da autonomia dessa criança, para que ela possa exerce-la plenamente”, conclui.