Gestores de Lajeado projetam manter cidade atraente e inovadora

Com o tema “Lajeado 2023: conquistas e projetos para uma cidade em movimento”, os gestores traçaram uma retrospectiva sobre o que já foi realizado na cidade e o que está em andamento na administração pública.

483
Prefeito e vice-prefeita de Lajeado. / Crédito: Lucas Santos / Acil

“Nosso papel, enquanto administração pública, é aplicar recursos do orçamento municipal para melhorar a qualidade de vida e atrair novos investidores para Lajeado.” A afirmação foi feita pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, nesta terça-feira (11/04) ao falar sobre os projetos de desenvolvimento para o município. Junto da vice-prefeita Gláucia Schumacher, ele foi palestrante da reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Com o tema “Lajeado 2023: conquistas e projetos para uma cidade em movimento”, os gestores traçaram uma retrospectiva sobre o que já foi realizado na cidade e o que está em andamento na administração pública. Caumo destacou que, desde 2017, a arrecadação do município cresceu, em todos os anos, mais do que o previsto. “Esse crescimento é graças ao controle do gasto público. Sempre trabalhamos com controle para, ao final de cada exercício, termos uma boa retaguarda financeira”, completa.

Conquistas

Sobre os principais projetos que já foram desenvolvidos no município, Gláucia falou dos investimentos na área da educação, saúde, segurança e infraestrutura. A vice destacou que todos os bairros de Lajeado foram contemplados com algum desses investimentos.

Os palestrantes deram destaque às obras de construção e ampliação de creches e escolas municipais, reformas de postos de saúde, digitalização de processos que permite a realização, de forma virtual, de consultas médicas, a integração entre os órgãos de segurança do município e a pavimentação e alargamento de ruas importantes para a mobilidade urbana.

De acordo com Caumo, um dos grandes projetos ligados à saúde e educação de Lajeado é realizado em parceria com a Univates. “Através da parceria, conseguimos dar a oportunidade para que os estudantes da Univates utilizem os espaços públicos, escolas e postos de saúde como um importante instrumento para o seu aprendizado”, comenta ele.

Os líderes políticos falaram sobre as grandes obras realizadas em áreas públicas com objetivo de atrair visitantes para espaços que antes não eram explorados. “Revitalizamos o calçadão da beira do rio e inauguramos o parque Ney Santos Arruda. Isso faz com que, aos finais de semana, aumente muito o número de pessoas que vão para perto do rio. Isso é fundamental para a preservação, pois as pessoas precisam ver para cuidar”, completam

Inovação

Os palestrantes falaram sobre o Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá). O espaço tem o intuito de fomentar a cultura da inovação no município. “Junto com a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), trabalhamos para implantar a inovação em todos nos nossos processos”, destacaram.”

Todo esse trabalho realizado de forma conjunta permitiu que o município recebesse a primeira posição no Prêmio Nacional da Associação das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras entre municípios com até 100 mil habitantes, além também, do primeiro lugar na categoria Ecossistemas de Inovação com o case do Pro_Move Lajeado.

Segundo Caumo, a cultura de inovação e empreendedorismo auxilia o município a receber os reconhecimentos e promover Lajeado em diversos outros estados. “Participamos ano passado do South Summit em Porto Alegre, onde conseguimos apresentar nosso case de inovação para todos os visitantes do evento. E, nesta semana, Lajeado estará presente no Gramado Summit, um evento focado em empreendedorismo, inovação e tecnologia”, completou.

Projetos

Ao falar sobre o futuro, Caumo e Gláucia destacaram que o município trabalha com parcerias para concretizar cada vez mais projetos inovadores. Um deles é o “Inova Servidor”, que consiste em um conjunto de iniciativas voltadas a incentivar a inovação no serviço público. O principal objetivo do programa é propor soluções para os problemas relacionados à administração pública e tornar os serviços da prefeitura mais ágeis e transparentes.

Outra questão abordada durante o evento foi o acordo triplo realizado entre a prefeitura, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Hospital Bruno Born para a ampliação da instituição. Caumo diz que esse acordo vai melhorar e expandir ainda mais o atendimento de saúde, além disso adianta que um novo prédio para o INSS deve ser construído pela prefeitura na rua Coronel Júlio May.

Segurança

Durante o evento, Caumo fez uma observação sobre a segurança pública. De acordo com o prefeito, os recentes episódios provocaram um clima de apreensão na cidade, principalmente na comunidade escolar. “É compromisso do município manter as crianças seguras nos ambientes de ensino. Para isso, estamos atrás de equipamentos tecnológicos que sejam capazes de aumentar a segurança dos estudantes. Estamos trabalhando incansavelmente e vamos manter a segurança dos estudantes em todos os ambientes escolares”, completa. Já em relação aos recentes acontecimentos de morte registrados em decorrência da briga de facções em Lajeado, Caumo informou que os órgãos de segurança estão trabalhando para reduzir as ações criminais na cidade.

- publicidade -