Discutir assuntos relacionados ao cultivo da noz pecã para fortalecer a cadeia produtiva. Este é um dos objetivos do Seminário Técnico Estadual de Pecanicultura, evento que ocorre no dia 27 de abril, a partir das 13h, no salão comunitário de São Luiz Cabral, em Anta Gorda.
Na ocasião serão debatidos temas como secagem e armazenagem da noz na indústria, qualidade do produto para o mercado e cooperativismo para o pequeno produtor. Durante o encontro também haverá demonstração de máquinas e equipamentos para secagem e armazenagem de nozes.
“A intenção é promover um intercâmbio de conhecimentos, com vistas a fomentar a pecanicultura”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, que lembra que o seminário é aberto a todos os interessados.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Programa Estadual de Pecanicultura (Pró-Pecã), do Governo do Estado. O apoio é da Prefeitura de Anta Gorda, Instituto Brasileiro de Pecanicultua (IBPecan), Cooperativa Sicredi, Rovler Equipamentos, RR Agrícola LTDA, Nozes Pitol e Viveiros Spezia.
Programação
13h – Recepção aos participantes
13h30 – Abertura
14h – Cooperativismo para o pequenos produtor: IBPecan
14h30 – Secagem e armazenagem da noz na visão da indústria: Empresa Rovler
15h15 – Qualidade do produto para o mercado: Engenheiro agrônomo Júlio Medeiros (Nozes Pitol)
16h – Demonstração de máquinas e equipamentos para secagem/armazenagem de nozes
16h30 – Lanche e encerramento