Estrela não registra crimes de abigeato no primeiro trimestre

O abigeato – um dos delitos praticados no meio rural – chegou a zero no primeiro trimestre de 2023.

520
Em um ano, Patrulha Rural já visitou mais de 140 propriedades, percorrendo todas as localidades do interior de Estrela / Crédito: AI

A Patrulha Rural, que atua diretamente nas comunidades do interior, completa um ano elevando a sensação de segurança no meio rural. Os índices do primeiro trimestre confirmam este sentimento compartilhado pela população. O abigeato – um dos delitos praticados no meio rural – chegou a zero no primeiro trimestre de 2023.

O sargento Valdir Schwarz, natural de Estrela, realiza as visitas aos moradores acompanhado da soldado Tanelise Braatz. Mas não é somente a presença feminina que acolhe. A língua materna – o alemão – faz toda a diferença para iniciar uma conversa. “A gente quebra o gelo, tira aquele distanciamento da polícia e conquista a confiança dos moradores”, revela o sargento.

Para o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, ampliar a segurança no interior do município é um compromisso firmado com os agricultores de Estrela. “As áreas rurais precisam estar protegidas e monitoradas pela polícia. Esta parceria entre a Brigada Militar e a administração de Estrela mostra que juntos é possível fazer muito mais, para garantir a segurança e o atendimento às nossas comunidades”, comenta.

Patrulha colabora para redução de índices

Conforme o Secretário Municipal de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, um dos dados que mais chama a atenção, especialmente no interior, é a não ocorrência de abigeatos no primeiro trimestre do ano. “No mesmo período do ano passado foram quatro ocorrências de abigeato registradas em Estrela. Neste ano, nenhum crime desta natureza chegou ao conhecimento da polícia. Esta ação, que consiste na presença dos policiais nas estradas do interior, inibe, em muitos casos, a atuação dos bandidos”, avalia.

Além de ter zerado o número de abigeatos, Estrela também registrou – entre janeiro a março – um decréscimo de 75% no número de roubo de veículos, assim como os casos de estelionato, que apresentaram uma redução de 25% na comparação com o mesmo período de 2022. “Ações como a Patrulha Rural e o videomonitoramento de Estrela, realizadas em parceria com as forças policiais, fazem com que estes números sejam menores e mantenham-se em menores patamares”, complementa o secretário.

- publicidade -