Imigrante conclui mutirão de cirurgias eletivas

A calçadista Elaine Möllmann, de 47 anos esperou sete meses para a cirurgia de menisco no joelho esquerdo.

340
A calçadista Elaine Möllmann, de 47 anos esperou sete meses para a cirurgia de menisco no joelho esquerdo. / Crédito: AI

A Administração Municipal de Imigrante, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, realiza procedimentos de média complexidade, sendo menisco, ligamento e manguito rotador para reduzir a fila de cirurgias eletivas. Conforme a secretária Jóice Cristina Horst até agora foram 80 consultas e 30 cirurgias com investimento de R$ 200 mil.

A secretária destaca que o Estado não consegue absorver a demanda de eletivas traumatologia. O Município, então, passou a gerir a fila média complexidade. “Nós, como Administração Municipal, buscamos dar celeridade ao atendimento do nosso munícipe. Por isso, com recursos da Secretaria da Saúde e Assistência Social, passamos a conduzir essa demanda, trazendo mais qualidade de vida às pessoas”, sublinha Jóice.

Marcelo Weirich tem 44 anos e é morador de linha Progresso. O agricultor esperou mais de um ano pelo procedimento no menisco do joelho esquerdo. “Passei um bom tempo com o ligamento rompido. A gente se acostuma com a dor. Mas em certo momento, a dor aumentou e comecei a ficar limitado quanto ao trabalho”, lembra. Agora, Weirich executa as atividades normalmente.

Inez Fassini Kuhn, de 74 anos, de linha Fassini, fez a cirurgia de manguito rotador, no ombro direito no mês de maio de 2022. Ela passou dois anos e cinco meses aguardando uma cirurgia de tendão no ombro direito. “Mesmo sentindo dores, não parei de trabalhar. Agora posso executar as tarefas com muito mais facilidade”, comemora a aposentada.

A calçadista Elaine Möllmann, de 47 anos esperou sete meses para a cirurgia de menisco no joelho esquerdo. “Nesse tempo, eu não conseguia caminhar, nem ficar em pé por muito tempo. Agora já consegui retomar minha rotina”, conta. Tendo realizado o procedimento em julho do ano passado, ela está totalmente recuperada.

Este é o quarto mutirão de cirurgias eletivas realizadas pela Administração Municipal desde 2021, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social. Agora, a pasta vai analisar as demandas, para definir a próxima área contemplada com o mutirão.

- publicidade -