Nesta terça-feira (6/6) foram homologadas as inscrições das 12 pessoas que pretendem concorrer ao cargo de conselheiro tutelar em Estrela. Os postulantes passarão por uma prova, agendada para o dia 13 de agosto, e a partir de então, se aprovados, poderão oficialmente ser considerados candidatos ao cargo.
O pleito eleitoral ocorre no dia 1º de outubro em todo o País. Em Estrela, a votação será desenvolvida nas dependências da Faculdade La Salle, na Rua Tiradentes, no Centro.
A secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Juliane Tomasi, fala sobre quais serão as próximas etapas do processo. “A partir de agora existem os trâmites a serem alinhados com o Cartório Eleitoral, como a cedência de urnas eletrônicas, convocação para mesários, além de procedimentos internos para o sucesso do pleito”, relata.
Ela também destaca que a data de corte é o dia 3 de julho. Ou seja, é necessário ter o título eleitoral até este dia para participar do pleito de outubro, tanto como eleitor ou como candidato.
No dia da eleição, vota-se em apenas um candidato, de forma uninominal, o que é uma das novidades do atual pleito. Antes, votava-se em cinco nomes. Serão eleitos cinco conselheiros tutelares titulares e cinco suplentes.
Lista de inscritos que pretendem concorrer
– Tatiana Patrícia Rodrigues Trindade
– Maria Isabel Schilling
– Paulo Roberto Martins
– Neiva Regina Moreira de Fraga
– Lisiane Zancanaro Deifeld
– Eder Marcelo Follmann
– Lisete Inês Maders
– Tânia Castro Dullius
– Luciane Cristina Goergen
– Roseméri dos Santos
– Maria Inês Cavalheiro da Silva
– Ecilda Freitas Ribeiro da Silva