O Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari (APL AB VT) comemorou nesta terça-feira (13/6) um ano de reconhecimento pelo Governo do Estado. Visando celebrar a ocasião, foi realizada na noite de hoje a primeira plenária do Arranjo em 2023.
A pauta iniciou com a linha do tempo e prestação de contas das atividades já realizadas. No primeiro semestre, foram realizadas três reuniões gerais, dois workshops, uma missão empresarial, um evento de inovação, uma plenárias, visita à instituição bancária e concedidos cinco certificados via Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem).
Até o momento, o APL possui 38 empresas associadas. Neste ano, outras 20 foram visitadas, das quais cinco já aderiram, 11 estão em análise e quatro decidiram não aderir. “Somente nos fortalecendo como grupo é que conseguiremos dar mais voz às nossas necessidades”, citou Aline Eggers Bagatini, coordenadora do APL.
Dentre as atividades realizadas no primeiro semestre, deu-se destaque à videoconferência organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, onde a equipe do Vale buscou informações sobre as oportunidades ofertadas aos APLs e a abertura de editais. “Obtivemos uma grande experiência com os outros arranjos, que estão muito mais avançados. Também está previsto o lançamento do edital para os APLs para o fim do 1º semestre, com R$ 200 mil de verba para projetos de fomento”, citou Leonita dos Santos Boufet, diretora administrativa financeira da Docile Alimentos e vice-coordenadora do APL AB VT.