Em reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), Sindicato Médico (Simers) e Associação Médica (Amrigs) do Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira (27/6), o Governo do Estado confirmou o aporte de R$ 140 milhões para o reajuste dos honorários médicos do IPE Saúde.
O valor representa um aumento de cerca de 70% no valor destinado atualmente ao pagamento dos profissionais.
O anúncio é resultado de uma série de encontros e reivindicações das entidades médicas, e ocorre após a aprovação do projeto de reestruturação do IPE na Assembleia Legislativa, o que irá gerar um aumento na arrecadação de R$ 720 milhões ao ano.
Desta forma, cerca de 20% do montante será destinado à atualização dos valores das tabelas de honorários, que estão defasados há 12 anos.
Durante a reunião, foi definido que será criado um grupo de trabalho com representantes das três entidades, para que sejam discutidas as propostas. O primeiro encontro está marcado para o dia 12 de julho. O Governo do RS se comprometeu a implementar as mudanças de forma rápida e efetiva.
Também participaram do encontro a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, e os deputados estaduais Thiago Duarte e Rafael Braga.