De onde vem, quais os destinos mais procurados e como se comportam os turistas no RS. Esta e outras questões são respondidas na Pesquisa Análise de Fluxo Turístico 2022.
O estudo mapeou o comportamento e traçou um perfil de pouco mais de 81 mil turistas que circularam por 22 municípios gaúchos. Realizada pelo Sebrae RS em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, a pesquisa foi apresentada na manhã desta segunda-feira (10/7) em encontro realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).
Conforme a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, atualmente toda e qualquer tomada de decisão que impacte positivamente nos negócios pode e deve ser feita com base em informações de valor e atualizadas. “No turismo, isso não é diferente. Esta é mais um ferramenta que, a partir dos insights coletados, irá permitir que as empresas e instituições do setor sejam ainda mais assertivas e criem novas soluções”, pontua.
Destaques
- 77,63% dos turistas visitaram localidades em um raio de até 500 quilômetros a partir do seu ponto de origem;
- 40,5% visitaram uma cidade, 31,89% visitaram duas cidades e 28,05% visitaram três cidades;
- No RS, Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas são as cidades mais emissoras de turistas;
- Fora do RS, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais emissoras de turistas;
- 82,45% dos turistas são oriundos dos três Estados da Região Sul, 9,4% são oriundos da Região Sudeste e 4,88% são oriundos da Região Cento-Oeste;
- 62,79% dos turistas são oriundos do RS e 13,48% de SC;
- 36% turistas vêm de 10 cidades do RS;
- 28% dos turistas de outros estados visitam mais de três cidades ao dia;
- 76% permanecem de 1 a 3 dias.
Municípios participantes por ordem de maior volume único de turistas:
- Porto Alegre
- Gramado
- Rio Grande
- Caxias do Sul
- Santa Maria
- São Francisco de Paula
- Torres
- Bento Gonçalves
- Pelotas
- Passo Fundo
- Nova Petrópolis
- Canela
- Santa Cruz do Sul
- Garibaldi
- Uruguaiana
- Santana do Livramento
- Lajeado
- Novo Hamburgo
- Erechim
- Santo Ângelo
- Cambará do Sul
- São Miguel das Missões
Para o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, deve-se estimular o turismo de forma conjunta e onde se constatar potencial para esse crescimento. “Nossos investimentos, essenciais para que o setor privado possa trabalhar na ponta, precisam ser guiados por uma análise técnica precisa e consistente, justificada por dados científicos”, destaca.
O estudo apontou ainda as cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi com os maiores crescimentos de fluxo de turistas. Na comparação de 2022 com 2019, os municípios registraram um aumento de 80,6%, 80,3% e 22,6%, respectivamente.
Confira o documento na íntegra: