Cerca de 15 mil pessoas presenciaram a retomada da Koloniefest após 21 anos de inatividade. Ocorrida no fim de semana no Grêmio Atlântico de Costão, a 9ª edição teve programação de fazer frente aos grandes eventos de exposição comercial, segundo a organização do evento.
Realizada pelo Governo de Estrela, por meio das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e Agricultura, em parceria com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Beija-Flor e diretoria do Grêmio Atlântico de Costão, a feira é, para o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, um compromisso assumido por ele com a comunidade, principalmente pela valorização do interior do município.
Schneider afirmou que a festa foi uma grande demonstração de amor e respeito pelos agricultores do município, assim como com todos os moradores e empreendedores do interior. “Quem passou pelos corredores desta feira pode sentir a autoestima elevada e a alegria de pertencer a esta comunidade. É indescritível”, concluiu.
O chefe do Executivo estrelense participou de boa parte da programação, que iniciou na sexta-feira e encerrou na noite de ontem (21 a 23/7). “Tivemos aqui momentos marcantes, com a presença dos grupos de terceira idade, com atrações artísticas locais, nomes da música estadual e um grande desfile em homenagem ao Colono e Motorista. A 9ª Koloniefest entra para história e para nosso calendário dos grandes eventos”, disse Schneider.
Participaram da Exposição Comercial 50 empresas, entre artesãs estrelenses a revenda de veículos, com destaque para as agroindústrias do Distrito de Costão. O maior público foi registrado na tarde de domingo, quando ocorreram os shows das bandas JM e Rosas.
Somente durante o domingo, passaram pelo Grêmio Atlântico de Costão mais de 5 mil pessoas, totalizando 15 mil visitantes na 9ª Koloniefest.
União de esforços
Para dar conta da organização da 9ª Koloniefest, foi criada uma comissão organizadora mista, com membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Beija-Flor e do Grêmio Atlântico de Costão.
Pela Comunidade Evangélica, Marguite Prediger Heemann, que é secretária da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), avalia o evento como emocionante. “Nos faltam até mesmo as palavras para definir a emoção que estamos sentindo, neste momento histórico de nossa comunidade. Ouvindo os relatos dos participantes e os elogios, chegamos à conclusão de que o evento foi um sucesso, fruto de uma grande parceria comunitária”, define.
Para Sirlei Diehl Lohmann, do Grêmio Atlântico de Costão, no fim da noite de ontem o sentimento era de dever cumprido. “Estamos muito satisfeitos com o retorno dos expositores, que avaliaram de forma positiva o resultado da feira, assim como o público visitante. Recebemos muitos aplausos pela nossa grande festa”, declara Sirlei.
A comissão organizadora fará, nos próximos dias, uma reunião de avaliação para contabilizar os números finais da 9ª Koloniefest.